• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 18/09/2018
Ensino Fundamental

#Enem: saiba como se organizar durante as provas

Compreender as provas de forma rápida e controlar o tempo são dois pontos fundamentais para não se perder

As provas do Enem 2018 serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro. E não basta ter tudo na ponta do lápis, o estudante precisa ir além. Compreender as provas de forma rápida e controlar o tempo são dois pontos fundamentais para não se perder.

Além de estudar todas as disciplinas exigidas na avaliação nacional, é importante se preparar com antecedência e criar uma estratégia para fazer a prova. Sabemos que as questões são longas e exigem muita leitura do candidato.

É importante administrar cada minuto dando atenção ao nível de dificuldade de cada pergunta. Procure resolver as questões mais fáceis e os itens mais complexos podem deixar para o final. E não se desespere: todas as salas terão um marcador de tempo para acompanhamento do horário.

Responder as provas anteriores do Enem pode te ajudar no gerenciamento do tempo. Com esse treino, você vai conhecer melhor a prova, entender o estilo das questões e traçar uma estratégia.

A capacidade de interpretar texto requer muita leitura e conhecimento de mundo. Para isso, é fundamental a leitura diária de jornais, revistas, matérias online, livros. Assistir a filmes e séries também são boas opções de se manter informado.

O que pode e o que não pode levar no dia da prova

É obrigatório levar uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente e documento oficial de identificação original com foto.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aconselha que o candidato leve o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impresso para assinatura do chefe da sala, caso precise do documento.

Confira a lista de itens que são proibidos no dia da prova:

Borracha;
Caneta de material não transparente;
Corretivo;
Dispositivos eletrônicos;
Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens;
Impressos e anotações;
Lápis;
Lapiseira;
Livros;
Manuais.

Serviço
Enem 2018
Datas: 4 e 11 de novembro
Local: o local será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição na Página do Participante. Clique aqui
Horário: os portões de acesso aos locais serão abertos às 12h e fechados às 13h