• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 26/03/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

#Enem: saiba quem tem direito à isenção da taxa e como obter a gratuidade

A solicitação poderá ser feita a partir do dia 2 de abril e o pedido de isenção deve ser feito antes da inscrição

Os candidatos ao Enem 2018 que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição já podem conferir orientações sobre como fazer o pedido. As orientações foram publicadas pelo Ministério da Educação (MEC). A solicitação deverá ser feita de 2 a 11 de abril, por meio do Sistema de Isenção na Página do Participante no site do Inep.

Os alunos da rede estadual que estão cursando a última série do Ensino Médio poderão solicitar a gratuidade da taxa de inscrição. Também terão direito à isenção, os participantes que obtiveram a Certificação de Conclusão do Ensino Médio, por meio do Encceja 2017; o candidato que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda; aqueles que concluíram todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Todos os critérios estão disponíveis na página do Inep.

O resultado da solicitação de isenção deverá ser divulgado em 23 de abril. No entanto, a aprovação do pedido não significa que o participante está inscrito no exame. Neste ano, uma das mudanças do Enem é que agora o pedido de isenção vem antes da inscrição. Todos precisam fazer a inscrição a partir do dia 7 de maio.