• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 28/04/2017
Ensino Médio

#Enem2017: saiba como se preparar para os temas mais recorrentes da avaliação

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias aparecem no primeiro dia de prova, acompanhados pela redação

Os alunos do Ensino Médio já estão se preparando para o Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece em 5 e 12 de novembro. Conhecer os temas mais recorrentes da avaliação e se preparar para eles pode evitar surpresas na hora da prova.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os estudantes que farão a prova já sabem que no primeiro dia serão avaliadas suas competências em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Mas o que isso significa? Mais que a língua escrita ou falada, tudo o que está a nossa volta pode ser lido e possui símbolos e códigos próprios, desta forma, os alunos devem ficar atentos aos testes de podem incluir esportes, expressão corporal, semiótica e artes plásticas.

Para se dar bem no primeiro dia da prova, busque aprimorar as capacidades de interpretação de texto, intensificando a prática da leitura e fazendo anotações sobre o que foi lido. Estude os gêneros textuais, como os artigos, notícias, biografias, resenhas e crônicas. Compreenda a diferença entre a norma culta e popular de língua e as funções e figuras de linguagem.

A literatura também será tema presente na avaliação. As questões podem ser acompanhadas por ilustrações e obras literárias, texto de literatura e a criação de um pintor e regularmente uma questão de língua portuguesa pode ser estruturada em uma passagem de um livro.

Tudo isso pode te ajudar a não apenas se dar bem nas questões objetivas, sabendo que no mesmo dia você deverá fazer uma redação, em que as suas habilidades de leitura, interpretação e argumentação serão avaliadas.

A avaliação também vai medir os conhecimentos em uma língua estrangeira, que o aluno pôde optar por Inglês ou Espanhol. 

Incrições começam em 8 de maio

As inscrições para esta edição terão início às 10h do dia 8 de maio e terminam às 23h59 do dia 19 de maio (horário de Brasília), e deverão ser feitas exclusivamente no Portal do Participante, no site do Inep. A taxa de inscrição deve ser paga até 24 de maio, mas os alunos concluintes do Ensino Médio na rede pública em 2017 estão isentos da taxa.

Diferente das edições anteriores, neste ano, os candidatos devem se preparar para realizar a provas em dois domingos consecutivos.

No primeiro domingo a prova conterá questões de Linguagens, ciências humanas e redação, com duração de cinco horas. No segundo, os estudantes serão avaliados nas questões de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova. 

Pela primeira vez, estudantes surdos terão acesso às questões do Enem traduzidas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) via vídeo, além da disponibilidade de  tradutores para esclarecer dúvidas pontuais. Haverá salas adaptadas para os participantes, que devem indicar a necessidade no momento da inscrição.

Para quem solicita isenção na taxa de inscrição as regras também mudaram, passa a valer também para os estudantes que tiverem cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Caso o candidato isento não compareça e não justifique sua ausência, perderá o direito ao benefício no ano seguinte.

Outra alteração importante e que os alunos devem estar atentos, é que o Enem 2017 não valerá como certificado do Ensino Médio. O MEC informou que não haverá mais o resultado do Enem por escola. 

– Clique aqui e confira o edital na íntegra