• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 31/10/2017
EJA - Educação de Jovens e Adultos

#Enem2017: saiba o que levar e não levar no dia da avaliação

Exame acontece nos dias 5 e 12 de novembro; portões abrem às 12h e fecham às 13h

Os estudantes do Ensino Médio da rede estadual paulista, inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), precisam ficar atentos sobre o que pode e o que não pode entrar nas instituições onde farão suas provas. Confira uma lista de dicas que vão te ajudar no dia da prova. Este ano, a avaliação nacional acontece nos dias 5 e 12 de novembro.

Tire todas as dúvidas sobre o ENEM 2017

Consulte o local da prova na Página do Participante

Antes de tudo, lembre-se que os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Durma bem na noite que antecede a prova e saia com antecedência de casa. Caso contrário você pode ser um dos atrasados que sempre aparecem nos noticiários (que mico!). As provas começam às 13h30, no dia 5 termina às 19h e no dia 12 às 18h30.

Uma novidade em 2017 é que o Cartão-Resposta e a Folha de Redação terão seu nome, virão encartados no Caderno de Questões e serão entregues a partir das 13h. Depois desse horário será proibido ir ao banheiro sozinho.

O que NÃO PODE

A lista de objetos que não podem entrar nas instituições em que as provas são aplicadas é grande, mas bastante conhecida. No entanto, sempre é bom lembrar: lápis, chaves, livros, manuais, borracha, anotações, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, impressos, lapiseira, óculos escuros, caneta de material não transparente e dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes).

O que LEVAR

Além de separar aquela roupa confortável no dia anterior, os objetos que podem entrar são separados em duas listas. Objetos obrigatórios: caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente; documento oficial de identificação original com foto.

Objetos aconselháveis: cartão de confirmação de inscrição, declaração de comparecimento impressa para assinatura do coordenador de local (caso precise do documento).

ATENÇÃO! Se você perdeu ou teve o documento roubado será preciso apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

Documentos válidos

Passaporte, Cédula de identidade (RG), Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação, Certificado Dispensa de Incorporação, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Identidade Funcional em consonância com Decreto 5.703/06, Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, e identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério da Justiça.