• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 22/03/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

#Aluno: confira o edital do Enem 2018

As inscrições começam no dia 7 de maio, e as avaliações serão aplicadas em 4 e 11 de novembro

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Enem 2018. Neste ano, os concorrentes terão à frente algumas mudanças no Exame, como, por exemplo, meia hora a mais de duração no segundo dia de prova. Serão cinco horas para responder as questões de matemática, química, física e biologia. As inscrições começam em 7 de maio, e as avaliações serão aplicadas em 4 e 11 de novembro.

Seguindo os moldes do ano passado, em 2018 o Enem será aplicado em dois domingos consecutivos, e não mais em um só fim de semana. No primeiro domingo, ainda serão cinco horas e meia de duração, onde os inscritos deverão responder as questões de linguagens e ciências humanas, mais a redação.

O preparo para o Enem deve ser constante. Por isso, levar os estudos à sério é fundamental. Tenha em mente, sempre, que os professores querem o bem de todos os alunos, e sonham com um futuro profissional para cada um. A ex-aluna da rede, Ana Paula Boraschi relembra o tempo em que era secundarista. “Na escola, os meus professores sempre passavam exercícios, e é muito importante que a gente os faça. Muitas vezes a gente pensa que é muito difícil e acaba desistindo, mas não. Os professores passam esses exercícios com o intuito da gente buscar um conhecimento a mais do que é passado em sala de aula”, acredita a jovem.

Em 2016, Ana Paula conseguiu a incrível nota de 820 pontos na redação do ENEM. Graças ao seu excelente resultado, hoje é universitária e cursa Fisioterapia.

Agnaldo Oliveira, que também foi um dos destaques em redação na edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio, com 840 pontos, relata que estar por dentro de tudo o que acontece no mundo é um grande diferencial. Segundo o jovem, “as notícias dos jornais ajudam o participante a desenvolver um pensamento crítico sobre os temas e formar a própria opinião”, esclarece.

Uma boa nota no ENEM garante o ingresso em universidades por meio de programas sociais do governo, como o Prouni, o FIES e o SISU. O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino e seleciona candidatos de acordo com o desempenho no exame, desde que o participante alcance a nota mínima de 450 pontos na média da prova.

O Programa de Financiamento Estudantil oferece custeio total e parcial em instituições particulares. Para participar, os candidatos devem ter obtido pelo menos 450 pontos na média do Enem e não zerar a redação.

O Sistema de Seleção Unificada é a principal ferramenta de seleção nas universidades federais. Foi por meio do SISU que Lúcia Puglia conseguiu entrar na Universidade de São Paulo, para cursar Relações Internacionais. A emoção foi grande para a universitária: “Nossa, no primeiro dia de SISU, quando eu vi que estava em primeiro, fiquei chocada, porque ano passado eu fiquei em 28º lugar”, conta aos risos. Sua mãe, Sandra Sierra, passou por momentos de teste para cardíaco, mas o coração se acalmou com o resultado. “Quando ela começou a acompanhar o SISU e a gente viu que ela estava em primeiro lugar a esperança de que ela realmente iria conseguir realizar um sonho foi aumentando”, relata.