Pelo quarto ano consecutivo, o Ensino Médio da rede estadual avançou no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira, 1º, e são referentes a 2016. De acordo com o índice, o ciclo alcançou na última medição 2,30, contra os 2,25 registrados em 2015. A pontuação é também a mais alta desde 2008, quando a Secretaria adotou o indicador de qualidade da educação paulista.
Assim como o Ensino Médio, o desempenho dos Anos Iniciais do Fundamental (1º ao 5º ano) superou a marca anterior. Em 2016, o ciclo atingiu 5,40 (uma diferença de 0,15 ponto em relação aos 5,25 de 2015). A pontuação conquistada também é a melhor dos últimos nove anos. Os Anos Finais (6º ao 9º ano), por sua vez, tiveram queda: as notas foram de 3,06 para 2,93.
Os resultados indicam ainda que a rede estadual continua avançando para atingir as metas estabelecidas pela Secretaria para 2030. O ciclo 1 do Fundamental já atingiu 77,1% da meta 7 (em 2016: 5,40). O ciclo 2, 48,8% da meta 6 (em 2016: 2,93). No Ensino Médio, 46% da meta 5 (em 2016: 2,30)
Para o cálculo do Idesp são utilizadas as notas do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além das taxas de aprovação, reprovação e abandono.
Saresp
As provas do Saresp foram aplicadas em 29 e 30 de novembro a alunos do 3º, 5º e 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio em todas as 5 mil unidades. Em Língua Portuguesa, na comparação entre 2015 e 2016, os avanços ocorreram no 5º ano (212,7 para 218,6), 7º ano (221,4 para 222,9) e a 3ª série (267,8 para 273,0). Em Matemática, o 7º ano também elevou a média (227,4 para 227,5).
Além das médias por proficiência, a Secretaria divulga percentuais de alunos em quatro níveis: Abaixo do Básico (não aprenderam o suficiente), Básico, Adequado e Avançado (estes três últimos aprenderam o que deveriam ou mais). Em Língua Portuguesa, a 3ª série do Ensino Médio diminuiu o número de alunos ‘Abaixo do Básico’ (34,4% para 30,9%) e aumentou a quantidade no ‘Avançado’ (0,5% para 0,8%). Os outros 69,1% estão a partir do básico, ou seja, os estudantes aprenderam o que deveriam ou mais no período. As taxas do 5º e 7º ano também melhoraram entre 2015 e 2016. Em Matemática, o 5º ano conseguiu diminuir em 3,6 pontos percentuais os estudantes ‘Abaixo do Básico’ (19,1 para 15,5). Os outros 84,5% também estão a partir do índice básico.
Boletins disponíveis por escola
Os resultados do Saresp já estão disponíveis por escola. A estratégia da Secretaria é que as unidades possam utilizar os dados no reforço intensivo programado para o mês de fevereiro. A proposta é que as equipes gestoras identifiquem os pontos mais críticos e crie planos de ação.
IDESP |
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2008 |
2009 |
2010 |
2011 |
2012 |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
Fundamental ciclo I |
3,25 |
3,86 |
3,96 |
4,24 |
4,28 |
4,42 |
4,76 |
5,25 |
5,4 |
Fundamental ciclo II |
2,6 |
2,84 |
2,52 |
2,57 |
2,5 |
2,5 |
2,62 |
3,06 |
2,93 |
Ensino Médio |
1,95 |
1,98 |
1,8 |
1,78 |
1,91 |
1,83 |
1,93 |
2,25 |
2,3 |
SARESP Língua Portuguesa |
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|
2010 |
2011 |
2012 |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
3º EF |
|
|
|
170,1 |
192,5 |
184,4 |
172,3 |
|
5º EF |
190,4 |
195 |
197,6 |
199,4 |
203,7 |
212,7 |
218,6 |
|
7º EF |
203,7 |
208,1 |
210,6 |
208,7 |
211,6 |
221,4 |
222,9 |
|
9º EF |
229,2 |
229,6 |
227,8 |
226,3 |
231,7 |
237,8 |
237,4 |
|
3ª EM |
265,7 |
265,7 |
268,4 |
262,7 |
265,7 |
267,8 |
273 |
|
SARESP Matemática |
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|
2010 |
2011 |
2012 |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
3º EF |
|
|
|
205,4 |
213,4 |
216 |
201,8 |
5º EF |
204,6 |
209 |
207,6 |
209,6 |
216,5 |
223,6 |
222,4 |
7º EF |
212,1 |
216,6 |
215,4 |
214,9 |
215,1 |
227,4 |
227,5 |
9º EF |
243,3 |
245,2 |
242,3 |
242,6 |
243,4 |
255,5 |
251 |
3ª EM |
269,2 |
269,7 |
270,4 |
268,7 |
270,5 |
280,8 |
278,1 |