segunda-feira, 16/08/2021
Notícia

Ensino Médio de São Paulo: Escolas têm até esta quarta-feira para definirem os itinerários formativos

Com destaque para o Projeto de Vida individual, currículo mais flexível vai incluir novos aprofundamentos curriculares a partir de 2022

Termina nesta quarta-feira (18) o prazo para as equipes escolares da rede pública estadual confirmarem a definição dos itinerários formativos a serem ofertados pelo Ensino Médio de São Paulo, a partir de 2022. As discussões entre supervisores, diretores, vice-diretores, professores coordenadores, professores e estudantes das mais de 3,6 mil escolas com turmas de ensino médio da rede se baseiam nos dados obtidos manifestação de interesse encerrada em julho e na quantidade de turmas disponíveis em cada unidade.

A manifestação de interesse contou com participação de mais de 376 mil estudantes da 1ª série do ensino médio da rede pública estadual – ou 89% do público-alvo. Via Secretaria Escolar Digital (SED), os estudantes definiram quais itinerários têm maior interesse, conforme as opções apresentadas pela Seduc-SP. Quatro delas nas áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), seis opções integradas, que apresentam combinações entre elas (Linguagens e Matemática, Linguagens e Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além de Ciências Humanas e Ciências da Natureza).

Além disso, na ocasião, os estudantes também puderam manifestar interesse nos itinerários de áreas do conhecimento propostos pelo Novotec Expresso, que permite aprofundamento curricular e dois certificados profissionalizantes (em cursos relacionados a programação, design, dados, tecnologia, ciências sociais e comunicação, por exemplo), e o Novotec Integrado, que oferece a oportunidade do estudante sair com um diploma de curso técnico e com o do ensino médio, sem aumentar a carga horária (são 21 opções: Administração, Marketing, Logística, Recursos Humanos, Comércio, Finanças, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos, Guia de Turismo, Design Gráfico, Design de Interiores, Eventos, Nutrição e Dietética, Eletrônica, Eletrotécnica, Química, Análises Clínicas e Farmácia).

Na prática, a oferta desses aprofundamentos curriculares se dará, pelas escolas, em dois períodos: para a 2ª série, a partir do ano que vem, e para a 3ª série, em 2023.

O secretário da Educação, Rossieli Soares, comenta o pioneirismo da proposta. “É uma fase muito importante. Mais um passo adiante. São Paulo é o primeiro estado do país que passa por esse processo. Nosso objetivo é compreender e atender aos desejos dos estudantes, possibilitando um maior protagonismo no que diz respeito às escolhas individuais, conforme o Projeto de Vida de cada um”, analisa.

Para o gestor do Ensino Médio de São Paulo, Gustavo Mendonça, “a oferta de um currículo mais flexível oferece a possibilidades de aprofundamentos fundamentais para o futuro profissional e o ingresso no ensino superior. É uma forma da escola fazer ‘mais sentido’ na vida estudantil, para otimizar os resultados de aprendizagem, reduzir a evasão escolar e inserir os estudantes no centro do processo escolar”, destaca.

“Aproximar as famílias do processo de reformulação”

O processo de definição dos itinerários formativos tem movimentado a Escola Estadual Leopoldo Santana, no Capão Redondo, na zona sul de São Paulo. Com 1870 alunos do ensino médio regular, a unidade escolar da Diretoria de Ensino Sul 2 decidiu inserir e aproximar as famílias dos estudantes no processo de reformulação do Ensino Médio de São Paulo.

O diretor da escola, Helder Miranda, 38, explica que a iniciativa surgiu após a consulta sobre as opções disponibilizadas e o momento de elaboração do Acolhimento após as férias. “Nosso objetivos eram aproximar as famílias do processo de reformulação do ensino médio, entender quais eram as dúvidas, além de procurar esclarecer e engajar alunos e familiares nas possibilidades de realização dos itinerários que serão propostos”, conta.

Até agora, foram realizadas 49 reuniões, além da parcial de escolhas da unidade e protocolos a serem seguidos após o retorno presencial. “A participação tem sido muito boa, principalmente dos estudantes da 1ª série do ensino médio. Obtivemos grande adesão e participação. Isso tem sido fundamental para algumas análises e a continuidade das atividades” celebra Helder.

A participação estudantil ativa é exemplificada no jornal da escola, o “Leopoldo em Pauta”. A iniciativa de alunos da 1ª série já dialoga com algumas escolhas individuais. Neste caso, destaque para o itinerário “Se Liga na Mídia”, do aprofundamento “Linguagens e suas tecnologias”.

Protagonismo estudantil

O Ensino Médio de São Paulo oferece conhecimentos específicos, conforme interesse individual, aliados a todos os componentes da formação geral básica previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em 2021, a proposta se tornou realidade para 460 mil estudantes da 1ª série da rede pública de ensino estadual, com a implementação de um novo currículo, que objetiva a formação integral do estudante, por meio também dos três componentes do Inova Educação – Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia e Inovação.