sexta-feira, 10/09/2021
Notícia

Ensino Médio de São Paulo: Estudantes da 1ª série devem optar pelo itinerário formativo durante a rematrícula

Em 2022, todas as escolas vão ofertar pelo menos dois itinerários, que contemplam as quatro áreas do conhecimento

Estudantes da 1ª série do ensino médio da rede estadual ou alunos interessados na matrícula para a 2ª série em 2022 devem escolher o itinerário formativo na rematrícula. Durante o processo de confirmação da vaga para o próximo ano letivo, que vai até o próximo dia 17, é possível visualizar os aprofundamentos curriculares disponíveis nas escolas.

A partir do ano que vem, serão ofertados, por escola, para a 2ª série, pelo menos, dois itinerários integrados, que contemplem as quatro áreas do conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A 3ª série será atendida em 2023. Atualmente, são mais de 1,2 milhão de estudantes de ensino médio – 460 mil na 1ª série -, em 3,7 mil unidades escolares espalhadas pelo Estado.

O gestor do Ensino Médio de São Paulo, Gustavo Mendonça, destaca que as três séries seguem com aulas de todos os componentes curriculares previstos na Formação Geral Básica (FGB). Ou seja, os conhecimentos essenciais para a formação integral previstos na etapa do ensino médio do Currículo em Ação. “O aprofundamento da área de conhecimento escolhida se dará através dos itinerários formativos. Na grade curricular, a carga horária será maior para as áreas do conhecimento escolhidas”, afirma o gestor.

Processo em andamento
A definição dos itinerários formativos se deu através de processos ocorridos nos últimos meses. Em julho, mais de 376 mil estudantes da 1ª série (89% do público-alvo) manifestaram apontaram, via Secretaria Escolar Digital (SED), os itinerários formativos mais atrativos, conforme interesse individual, entre as 11 possibilidades propostas de aprofundamento curricular – quatro das áreas do conhecimento, seis opções integradas entre elas e uma de formação técnica e profissional, via Novotec Expresso ou Novotec Integrado. No final de agosto, baseado nesta manifestação estudantil, foi a vez das escolas definirem as ofertas dos itinerários formativos.

Os dois itinerários formativos com maior manifestação de interesse, considerando 1ª e 2ª opções, foram Linguagens e Ciências Humanas, com 80,2% das escolas (27,3% das turmas), e Matemática e Ciências da Natureza, em 71,7% das escolas (23,7% das turmas).

Ampliação das aulas semanais e variação da carga horária

A partir de 2022, a 2ª série do período diurno passará de 35 para 42 aulas (7 a mais). Enquanto isso, a 1ª série do noturno terá 33 aulas e a 2ª série 34 aulas (hoje, são 25). Em 2023, as 3ª séries também passam pela mudança. O diurno contará com 40 aulas e o noturno com 33 aulas. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP), do ponto de vista do professor, todos terão a carga horária mantida e terão oportunidade de ampliá-la, por meio dos itinerários formativos.

Até 2019, a carga horária do ensino médio diurno era de 3000h. Em 2020, com a implementação dos três componentes curriculares do Inova Educação no currículo (Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia e Inovação), passou para 3150h. A partir de 2022, o período noturno, atualmente com 2400h, vai para 3000h. O aumento no número de aulas varia conforme o período (diurno, noturno e PEI – Programa Ensino Integral).

No PEI, não há alteração em relação ao número de horas proposto para 2021. São 3870h para as escolas com turno de 9h e 3420h nas escolas com turno de 7h.

Foco no desenvolvimento do Projeto de Vida
O Ensino Médio de São Paulo aproxima o estudante das transformações da sociedade e do mundo do trabalho, permitindo adquirir todos os conhecimentos básicos, e ainda poder escolher as áreas de mais interesse, para aprofundar e ampliar os estudos, sem precisar ficar mais tempo na escola.

Com foco no protagonismo estudantil, a proposta curricular promove a atuação ativa da comunidade escolar e o amparo necessário ao Projeto de Vida dos estudantes. Os itinerários formativos atuam na preparação para os desafios do século 21 e na conquista de melhores oportunidades no mercado de trabalho, além de aprofundar os conhecimentos exigidos pelos exames vestibulares.

Para mais informações, acesse: novoensinomedio.educacao.sp.gov.br.

Confira o passo a passo para efetuar a rematrícula