• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 09/04/2009
Últimas Notícias

Ensino Médio de SP cresce em matemática e língua portuguesa

Secretaria de Estado da Educação inovou com ações que já mostram resultado O Ensino Médio paulista cresceu em 2008. É o que aponta o Saresp 2008, avaliação de ensino da […]

Secretaria de Estado da Educação inovou com ações que já mostram resultado

O Ensino Médio paulista cresceu em 2008. É o que aponta o Saresp 2008, avaliação de ensino da Secretaria de Estado da Educação. Nas disciplinas de matemática e língua portuguesa os alunos tiveram desempenho bem acima do de 2007.

Os dados apontam para aumento de 9,8 pontos em apenas um ano na disciplina de matemática, de 264 para 273,8. Em língua portuguesa, 9,5 pontos, de 263 para 272,5.

A Secretaria de Estado da Educação implantou em 2008 uma série de ações para o avanço do desempenho dos alunos. No início do ano letivo o governo do Estado implantou recuperação focada em língua portuguesa e matemática de 42 dias para os alunos de 5 a a 8 a série do Ensino Fundamental e de Ensino Médio.

No Ensino Médio a Secretaria diversificou o currículo e proporcionou reforço ao conteúdo, com novos materiais (guias de estudantes, por exemplo) e horários específicos de aulas para aceleração. Por seis horas semanais, na grade curricular, os estudantes da 3ª série passaram a ter apoio à continuidade dos estudos, integrando conteúdos a partir de temas da atualidade. A rede estadual ainda teve simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reforçando aptidões para realizações de provas.

“O Ensino Médio sempre foi o ‘gargalo’ da Educação brasileira. São Paulo mostra que planejamento adequado melhora o desempenho dos alunos Claro que temos muito a melhorar, mas já avançamos”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.