quinta-feira, 16/09/2021
Notícia

Ensino Médio de SP: Estudantes da 1ª série têm até esta sexta-feira para confirmar rematrícula e itinerário formativo

Durante o ano letivo de 2022, todas as escolas vão ofertar pelo menos dois itinerários, que contemplam as quatro áreas do conhecimento

Estudantes da 1ª série do ensino médio da rede estadual têm até esta sexta-feira (17) para confirmar o itinerário formativo de mais interesse durante o processo de rematrícula. O processo ocorre via online na Secretaria Escolar Digital (SED) e no aplicativo Minha Escola, onde é possível visualizar os aprofundamentos curriculares disponíveis nas escolas. Alunos que desejam ingressar na mesma etapa da rede paulista em 2022 também podem comparecer às unidades do Poupatempo, conforme agendamento prévio.

A partir do próximo ano letivo, cada unidade escolar ofertará, para a 2ª série, pelo menos, dois itinerários formativos que contemplem as quatro áreas do conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A 3ª série será atendida em 2023. Atualmente, conforme dados da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), são mais de 1,2 milhão de estudantes de ensino médio – 460 mil na 1ª série -, em 3,7 mil unidades escolares espalhadas pelo Estado.

As três séries seguem com aulas de todos os componentes curriculares previstos na Formação Geral Básica (FGB). Ou seja, os conhecimentos essenciais para a formação integral previstos na etapa do ensino médio do Currículo em Ação.

Com foco no protagonismo estudantil, o Ensino Médio de São Paulo aproxima os estudantes das transformações do mercado de trabalho e do ensino superior. “A proposta, iniciada neste ano, permite adquirir todos os conhecimentos básicos, e escolher as áreas de mais interesse pessoal para aprofundar conhecimentos exigidos pelos exames vestibulares”, resume o Secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares.

Projeto de Vida dentro de sala de aula
“A oportunidade de poder escolher o melhor aprofundamento curricular, conforme interesse pessoal, tem sido ponto de destaque entre os estudantes”, explica o gestor do Ensino Médio de São Paulo, Gustavo Mendonça. É o caso de Verônica da Silva, 16, aluna da 1ª série do ensino médio na Escola Estadual Adelaide Rosa Fernandes Machado de Souza, na zona sul paulistana.

Ela conta que já confirmou a rematrícula e não teve dúvida para escolher o itinerário formativo. “Das opções que a escola me ofertou, a que mais me identifiquei para a minha carreira foi Cultura em Movimento (que alinha as áreas de Ciências Humanas e Linguagens). Nela, vou espero aprofundar meus saberes humanos, minhas relações e aprender sobre outras éticas, culturas, etnias. Acredito que isso vai ajudar muito no meu projeto de vida que pretendo concluir”, revela a jovem.

Participação estudantil
A definição dos itinerários formativos é resultado de alguns processos ocorridos nos últimos meses. Em julho, por exemplo, mais de 376 mil estudantes da 1ª série (89% do público-alvo) manifestaram apontaram, via Secretaria Escolar Digital (SED), os itinerários formativos mais atrativos, conforme interesse individual, entre as 11 possibilidades propostas de aprofundamento curricular – quatro das áreas do conhecimento, seis opções integradas entre elas e uma de formação técnica e profissional, via Novotec Expresso ou Novotec Integrado. No final de agosto, baseado nesta manifestação estudantil, foi a vez das escolas definirem as ofertas dos itinerários formativos.

Os dois itinerários formativos com maior manifestação de interesse, considerando 1ª e 2ª opções, foram Linguagens e Ciências Humanas, com 80,2% das escolas (27,3% das turmas), e Matemática e Ciências da Natureza, em 71,7% das escolas (23,7% das turmas).

Ampliação das aulas semanais e variação da carga horária

A partir de 2022, a 2ª série do período diurno passará de 35 para 42 aulas (7 a mais). Enquanto isso, a 1ª série do noturno terá 33 aulas e a 2ª série 34 aulas (hoje, são 25). Em 2023, as 3ª séries também passam pela mudança. O diurno contará com 40 aulas e o noturno com 33 aulas. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP), do ponto de vista do professor, todos terão a carga horária mantida e terão oportunidade de ampliá-la, por meio dos itinerários formativos.

Até 2019, a carga horária do ensino médio diurno era de 3000h. Em 2020, com a implementação dos três componentes curriculares do Inova Educação no currículo (Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia e Inovação), passou para 3150h. A partir de 2022, o período noturno, atualmente com 2400h, vai para 3000h. O aumento no número de aulas varia conforme o período (diurno, noturno e PEI – Programa Ensino Integral).

No PEI, não há alteração em relação ao número de horas proposto para 2021. São 3870h para as escolas com turno de 9h e 3420h nas escolas com turno de 7h.

Para mais informações, acesse: novoensinomedio.educacao.sp.gov.br.

Confira o passo a passo para efetuar a rematrícula