• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 08/11/2021
Notícia

Ensino Médio de SP: Profissionais da rede estadual recebem novas formações em novembro

Programação aborda o tema “Aprofundamento Curricular dos Itinerários Formativos” e apresenta os materiais de apoio pedagógico

Com a implementação do Ensino Médio de São Paulo em curso, servidores da rede estadual começaram a participar de novas capacitações a partir da última quinta-feira (4). Esta primeira ação foi voltada aos diretores do Núcleo Pedagógico (DNP). Realizada pela EFAPE (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo) a formação objetiva apoiar as equipes das 91 Diretorias de Ensino (DEs) e suas unidades escolares na implementação do currículo e, principalmente, dos Itinerários Formativos.

A segunda data já está confirmada para o dia 12, das 8h às 17h, com a mediação presencial dos DNPs e participação dos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNPs) via transmissão do Centro de Mídias São Paulo (CMSP).

O Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, destaca que a programação formativa dá sequência aos processos de escuta com a comunidade escolar sobre o Novo Ensino Médio, ocorridos em 2019, e a homologação do novo currículo, em 2020. “Neste ano, temos efetivado formações continuadas de toda a rede, que já somam mais de 100 horas, nos formatos online e presencial, inclusive regionalmente, em 100% das 91 DEs”, conta.

A programação tem sequência entre os dias 16 e 19, com a participação dos Professores Coordenadores (PCs) e será desenvolvida pelas equipes das diretorias de ensino. O objetivo é que, após a formação, os profissionais das DEs capacitem os professores coordenadores de cada escola. A quantidade de participantes dessa formação varia conforme o quadro de profissionais de cada uma das escolas. A oferta de conteúdo será finalizada entre os dias 23 e 25, com uma formação presencial nas escolas. Neste momento, os PCs formarão as equipes durante as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs) nas escolas.

Nos próximos meses, os professores farão uma nova formação para aprofundar os conhecimentos dos itinerários formativos, desenvolver atividades que poderão ser contempladas e receberão materiais didáticos que vão auxiliar a conduzir melhor a aula dos aprofundamentos curriculares, entre outros assuntos.

Materiais de Apoio Pedagógico

Além disso, em novembro também será apresentado os Mappas – Materiais de Apoio ao Planejamento e Práticas do Aprofundamento. A construção dos materiais de apoio teve a colaboração dos profissionais da educação da rede e objetiva auxiliar na preparação das aulas para os componentes de cada unidade curricular que será ofertado a partir de 2022 para a 2ª série. Todos os professores receberão o material impresso.

Entre outros temas, o grupo responsável pela redação do material considerou a diversidade da juventude, as especificidades dos locais, articulação com o projeto de vida do estudante, além das competências e habilidades a serem desenvolvidas.

O conjunto de material de apoio para o Ensino Médio de São Paulo inclui livros didáticos para o estudante e investimento no acervo literário da escola.

Sobre o Ensino Médio de SP

O Ensino Médio SP começou a ser implementado neste ano para os estudantes da 1ª série da rede de ensino estadual, com a oferta dos 12 componentes da Formação Geral Básica – FGB (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Educação Física, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Sociologia), alinhada à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ao Currículo em Ação. Além disso, a oferta dos componentes do Inova Educação (Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia e Inovação), a possibilidade de escolha dos itinerários formativos a serem estudados na 2ª série, em 2022, conforme projeto de vida, e acesso à formação técnica ou profissional, via Novotec.

Todas as informações estão disponíveis no portal: http://novoensinomedio.educacao.sp.gov.br.