Faltam poucos dias para as provas do Enem 2018, que ocorrem nos dias 4 e 11 de novembro. Os estudantes da rede farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da redação.
A redação será aplicada no primeiro dia. Para não perder pontos valiosos é importante cumprir as regras exigidas. Vale destacar que a redação varia entre zero e 1.000 pontos.
Confira todas as informações sobre a avaliação aqui.
O formato da redação é a dissertação-argumentativa. Esse gênero textual permite que o estudante construa uma tese inicial e defenda diferentes pontos de vista ao longo do texto. A estrutura da redação é composta por introdução, desenvolvimento e conclusão.
No primeiro parágrafo, o candidato terá de apresentar o tema com as principais questões a serem abordadas ao longo do texto. O leitor precisa ter uma dimensão geral do assunto e compreender a sua relevância. Nos parágrafos seguintes, o estudante deverá argumentar o problema e, por último, fazer uma conclusão oferecendo uma solução.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou também a Cartilha do Participante com informações sobre a metodologia de avaliação da redação, entre outras orientações. Baixe aqui.