• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 15/08/2012
Últimas Notícias

Entenda os resultados da rede estadual paulista no Ideb

O indicador aponta que São Paulo tem resultados superiores à média do Brasil em todos os ciclos Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados nesta terça-feira […]

O indicador aponta que São Paulo tem resultados superiores à média do Brasil em todos os ciclos

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados nesta terça-feira (14), pelo Ministério da Educação, revelam que a rede estadual paulista superou, pela terceira vez consecutiva, todas as metas estipuladas pela avaliação. Para conhecer melhor o cenário no qual o Estado de São Paulo está colocado é preciso entender o funcionamento desta avaliação.

O Ideb é um indicador nacional, que avalia as redes estaduais, municipais e privadas de todo o País. Para chegar aos números finais, o Ideb leva em conta o rendimento escolar, que são as taxas de aprovação, reprovação e abandono, além do desempenho nas avaliações nacionais, como a Prova Brasil e o Saeb, exames que avaliam os conhecimentos em língua portuguesa e matemática, aplicados aos alunos que cursam os anos finais de cada ciclo de ensino. 

Os dados divulgados nesta semana são referentes à avaliação aplicada em 2011. Na comparação com o resultado geral das redes estaduais do Brasil, o Estado de São Paulo apresenta índices superiores em todos os ciclos de ensino. No início do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, o resultado Brasil foi de 5.1, enquanto a rede paulista obteve 5.4.

A mesma diferença é percebida na avaliação dos anos finais do Ensino Fundamental, do 5º ao 9º ano. Nesta faixa, o indicador Brasil aponta 3.9, e o de São Paulo 4.3. No Ensino Médio os números da rede paulista continuam superiores, sendo 3.4 o índice Brasil e 3.9 o estadual.

Vale lembrar que a meta estipulada pelo Ministério da Educação prevê que o País atinja a nota 6 até 2021. Para São Paulo, as metas para 2021 são 6.7 para os anos iniciais do Ensino Fundamental, 6.1 para os anos finais e 5.4 para o Ensino Médio. Em São Paulo, 19% das escolas estaduais já atingiram a meta estabelecida para o Brasil em 2021.

Leia mais:
Secretário parabeniza rede estadual pela superação de todas as metas do Ideb