sábado, 14/12/2013
Pais e Alunos

Entrega de ônibus beneficia alunos de 36 municípios da região do Vale do Paraíba

Em 2013, Educação investiu R$ 544 milhões para atender 460 mil alunos com transporte escolar

O governador Geraldo Alckmin e o secretário-adjunto da Educação, Fernando Padula, entregaram neste sábado (14) 45 ônibus escolares para as prefeituras de 36 municípios da região do Vale do Paraíba. No total, os veículos têm capacidade para atender 1.139 alunos.

Para a aquisição dos ônibus, o investimento do Estado foi de R$ 7,3 milhões. Ao todo, são três modelos diferentes para atender às necessidades de cada município no transporte de alunos. Todos os veículos são adaptados especialmente para oferecer conforto e segurança aos estudantes, incluindo os alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

Somente em 2013, o Governo investiu R$ 544 milhões para atender a mais de 460 mil estudantes com o transporte escolar em todo o Estado de São Paulo.   Os convênios são oferecidos aos 645 municípios paulistas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“A entrega dos veículos aos municípios é mais uma das ações da Secretaria que reforçam o compromisso do Estado de atuar em parceria com os municípios. Além do transporte, o governo paulista também investe na construção de unidades de ensino infantil, por meio do Programa Creche Escola, para auxiliar as prefeituras a ampliar a qualidade do ensino do interior paulista”, afirma o secretário-adjunto, Fernando Padula.

Os ônibus, todos 0 km, serão usados para transporte dos alunos do Ensino Fundamental, do primeiro ao nono ano. “Isso dá segurança para os pais, saber que seu filho vai sair e voltar da escola com segurança”, destacou o governador Alckmin, durante a entrega.

Apenas no Vale do Paraíba, o investimento total na construção de creches é de R$ 26,1 milhões para atendimento a mais de 4 mil crianças. O objetivo do Programa Creche Escola é ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes prioritariamente em localidades com maior vulnerabilidade social. Além da Secretaria da Educação do Estado, que realiza os repasses financeiros, também participa da parceria com os municípios a Secretaria de Desenvolvimento Social. As prefeituras ficam responsáveis por apresentar as documentações, os terrenos e pela condução das obras.

Ensino na região

Atualmente, a Educação também investe R$ 134 milhões na construção de 15 novas escolas estaduais para atender a 11 mil alunos, além da reforma e adaptação de outras 205 unidades localizadas no Vale do Paraíba.

Entre as escolas que passam por reformas estão as 12 unidades que a partir de 2014 oferecerão o novo modelo de escola de tempo integral. Na modalidade, a jornada média é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias.

Hoje, são 11 prédios escolares com a modalidade e, com a ampliação, a Secretaria dobra o número de unidades chegando a 23 escolas e 3,6 mil estudantes contemplados.

Levantamento feito pela Secretaria mostra que o rendimento dos alunos apresentou crescimento de 81% em leitura e 71% em matemática. A estrutura tem laboratórios e salas de informática e leitura. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, definidas em cada escola.