• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/04/2015
Pais e Alunos

Envolvimento dos pais com a rotina escolar dos filhos transforma comunidade no interior

Pais doam seu tempo para auxiliar a direção e motivar os alunos a se dedicarem os estudos

Há três gerações a E.E. João Cardoso dos Santos está presente na história da família da monitora escolar e mãe de quatro filhos Inês Aparecida Cardoso Miranda. Localizada no distrito de Birita Ussú, em Mogi das Cruzes, a escola é uma referência no bairro. Por ser afastado do centro da cidade, a cultura local gira em torno da unidade.

Reconhecendo sua importância, Inês decidiu “arregaçar as mangas” e auxiliar os gestores da escola para torná-la um espaço ainda melhor para seus filhos e estudantes. Ela convocou outros pais para ajudá-la na tarefa. Denominados de “Pais Presentes”, o grupo de moradores começou com pequenos passos.

Semanalmente, eles se reúnem na casa de um membro do time para definir quais ações serão feitas. Dos encontros, nasceram as ideias de ajudar na revitalização da escola. Para ela é como se retribuísse parte do que a escola lhe proporcionou. “Meus pais estudaram aqui, eu estudei, meus filhos estudam. Tudo o que eu e minha família aprendemos devemos à escola. Devemos retribuir com o bem aquilo que nos é dado”, fala Inês.

Cerca de 20 pais se juntaram a ação. Eles se revezam de maneira que todos os dias um grupo está disponível para atender as necessidades da escola nos três turnos de aulas. O trabalho é articulado com a direção, os representantes do grupo participam de reuniões do Conselho Escolar e também exercem o papel de motivadores. De olho no número nos boletins escolares, eles chegam a visitar os alunos que têm um número considerável de faltas.

O aluno da 1º série do Ensino Médio Matheus Fiorin Máximo é um dos exemplos de figuras resgatadas pelos “Pais Presentes”. Prestes a desistir dos estudos, ele viu suas prioridades mudarem após o grupo ir buscá-lo em casa junto com funcionários da escola. “Antes, só brincadeira existia pra mim. Mas eles me ensinaram muitas coisas e agora penso no meu futuro”, explica Matheus. Hoje, ele é um dos alunos que mais lê na escola e até sonha em montar uma biblioteca em sua casa. “Os estudos são tudo em nossa vida. Se não dedicarmos nosso tempo para adquirir conhecimento, não chegaremos a nenhum lugar”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Formando vínculos

O elo de amizade que os “Pais Presentes” estabeleceram entre os alunos é uma das marcas mais importantes, segundo a dirigente de ensino Rosânia Moralles. “Se a comunidade está dentro da escola é evidente que o ensino vai melhorar. Eles conhecem o aluno, sabem o que ele deseja e quais são os seus sonhos. E este grupo, em específico, dá atenção aos alunos, independente se são da sua família, eles não veem essa distinção, e elevam a autoestima deles os incentivando a acreditarem em sua capacidade”.

Família na escola

A Educação publicou no Diário Oficial as diretrizes para o ensino paulista que sugerem a criação de canais pelas escolas para estreitar o contato com as famílias e aproximá-las com os acontecimentos da escola. As diretrizes estabelecem que as duas partes atuem em conjunto para mapear eventuais dificuldades dos estudantes. A proposta é que a parceria considere a pluralidade de perfis dos alunos e utilize diversas didáticas para garantir o bem-estar de crianças e jovens.

a_12362_600

– Confira aqui a matéria da íntegra e veja outras dicas para contribuir com o aprendizado do seu filho

#album[2781]top#