• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 21/06/2004
Últimas Notícias

Enxadristas do Ceesmag são campeões estaduais

Há oito meses, o Ceesmag (Centro Estadual de Educação Supletiva Max Dada Gallizzi), localizado em Praia Grande, apresenta uma cena incomum durante os dias da semana. A unidade, que oferece […]

Há oito meses, o Ceesmag (Centro Estadual de Educação Supletiva Max Dada Gallizzi), localizado em Praia Grande, apresenta uma cena incomum durante os dias da semana. A unidade, que oferece Educação de Jovens e Adultos e atende estudantes que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade adequada, recebe crianças de até nove anos para participarem de cursos básicos de xadrez.

A iniciativa é fruto do Programa Escola da Família, desenvolvido em todas as escolas estaduais aos finais de semana e tem revelado verdadeiros talentos na modalidade. A equipe feminina sagrou-se campeã nas categorias sub 9, 12 e 15 e vice-campeã no masculino, nas categorias sub 9 e 15 na I Copa de Xadrez Escolar Ayrton Senna, que substituiu o Campeonato Paulista Escolar, realizado em maio no conjunto Poliesportivo Mauro Pinheiro, em São Paulo.

O interesse dos alunos fez com que o treino fosse estendido para os dias da semana. O professor voluntário, Wilson Zimmermann, garante que o trabalho é gratificante e tem rendido benefícios para os jovens. “Estamos revelando talentos no xadrez. Insisto para que eles treinem cada vez mais, pois o aperfeiçoamento só é possível por meio da prática. O xadrez desenvolve o raciocínio, capacidade de concentração, análise e cálculo”, ressaltou o voluntário.

O pai da pequena Israella Kuulme, de 9 anos, não imaginava que a filha fosse obter tanto êxito no esporte quando ela pediu permissão para se inscrever num curso de xadrez na escola do bairro Boqueirão, onde mora. Hebert Kullme vibra a cada vitória da filha, que não perde uma aula, participa de todos os campeonatos e já acumula oito prêmios. “Não pudemos acompanhá-la em alguns torneios realizados em São Paulo em função do trabalho. No entanto, incentivamos a sua participação, porque confiamos muito na direção da escola. A cada partida, ela nos ligava para falar de seu desempenho. A emoção é muito grande”, declara Hebert.

As aulas de xadrez são ministradas nas dependências do Ceesmag (Praça 19 de janeiro, 144, Boqueirão, Praia Grande) durante a semana e nos finais de semana.

Renata Ferrarezi