• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 23/11/2006
Últimas Notícias

Equipe do Escola da Família integra evento de preservação de manguezais no Vale do Ribeira

Todas as atividades foram coordenadas e acompanhadas por professores da rede estadual de ensino, monitores ambientais, educadores do Programa e profissionais da área ambiental Promover a educação ambiental a partir […]

Todas as atividades foram coordenadas e acompanhadas por professores da rede estadual de ensino, monitores ambientais, educadores do Programa e profissionais da área ambiental

Promover a educação ambiental a partir dos manguezais, considerados os mais ricos ecossistemas da Terra, além de ser uma espécie de berçário da vida marinha. Causa mais do que nobre – e suficiente – para mobilizar as equipes do Escola da Família das Escolas Estaduais Profª Yolanda Araújo Silva Paiva e Profª Dinorah Silva dos Santos, ambas da cidade de Cananéia (DE Registro), no Vale do Ribeira, a participar da 2ª Semana Municipal pela Conservação dos Manguezais – 5º Manguezal Ativo, realizada entre os dias 13 e 19 de novembro. Todas as atividades foram coordenadas e acompanhadas por professores da rede estadual de ensino, monitores ambientais, educadores do Escola da Família e profissionais da área ambiental.

Em uma das discussões, que teve o mangue como assunto, cento e trinta alunos da Yolanda compareceram ao debate. Já o mutirão de limpeza contou com cerca de 50 voluntários, que retiraram mais de meia tonelada de lixo dos manguezais do Rio Olaria, Brocuonha e Ponta do Arrozal. A programação teve ainda atividades educacionais e de recreação na tenda eco-cultural, sob a coordenação do Programa Escola da Família, Coletivo Jovem Caiçara e Programa Saúde da Família (PSF), com a participação de cerca de 30 pessoas.

Mais sobre a Semana

O evento é realizado há cinco anos, e desde o ano passado realiza atividades durante a terceira semana de novembro, com ações educativas, culturais e ambientais. Este ano, algumas ações foram realizadas em parceria com o 12º Encontro da Equipe de Articulação e Assessoria das Comunidades Negras do Vale do Ribeira, que ocorreu entre os dias 17 e 19 de novembro.

O objetivo das atividades educacionais teve como meta fazer com que os alunos compreendam os conceitos e teorias que são apresentados em aula nas disciplinas de biologia, geografia, história, química e matemática; e ainda: conheçam e respeitem os diversos ecossistemas da Ilha; avaliem a diversidade de espécies ocorrentes nesses ecossistemas; observem, coletem e registrem os dados obtidos durante a visitação do meio e, também, qualifiquem e quantifiquem os resultados para que possam ser divulgados.