• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 19/11/2007
Últimas Notícias

Escola abre mostra sobre penteados de negros em homenagem ao Dia da Consciência

De hoje a 30 de novembro será possível visitar unidade da Secretaria de Estado da Educação A ditadura dos cabelos lisos está com os dias contados. Pelo menos, na Escola […]

De hoje a 30 de novembro será possível visitar unidade da Secretaria de Estado da Educação

A ditadura dos cabelos lisos está com os dias contados. Pelo menos, na Escola Estadual Benedito Tolosa, na Casa Verde. De hoje (19 de novembro) a 30 de novembro a unidade da Secretaria de Estado da Educação realiza a Mostra Cultural Afro-brasilidades “Qual é o pente que te penteia?”, uma exposição de fotos e livros com imagens de penteados típicos de negros. Parceria com salão de beleza irá produzir alguns dos penteados em alunos desta escola.

A iniciativa faz parte da inserção de conteúdos da cultura afro-brasileira no currículo escolar. “Demonstramos que, no contexto de várias civilizações africanas, o cabelo tem importância irrefutável, não apenas como referencial estético, mas, sobretudo, como referencial de identidade”, afirma o diretor da escola, Antônio Sérgio dos Santos Gutierrez.

Segundo Gutierrez, nessas culturas, em geral, existe uma variedade de penteados para ocasiões específicas, tão bem-elaborados que os tornam verdadeiros objetos de arte. “O cabelo tornou-se uma referência tão forte para identidade da população branca que, inegavelmente, repercutiu na formação das imagens acerca do cabelo afro constituídas pelo pensamento europeu”, diz o diretor.

A mostra também procura valorizar personagens femininas negras na Literatura Infanto-Juvenil. Até o final de novembro, parte do acervo da mostra cultural da unidade escolar migrará à Escola Técnica Estadual Martin Luther King.

E.E. Professor Benedito Tolosa

Praça Dirceu de Lima, 617 – CEP 02515-050 – Casa Verde – São Paulo –SP.