As Diretorias de Ensino da Capital, Grande São Paulo e Interior participaram nesta sexta-feira, dia 23, do último dia da I Mostra Estadual Por uma Escola Acolhedora, realizado na sede do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), em São Paulo. O evento tem como foco central a comemoração do Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência.
Os representantes das diretorias relataram, em palestras e sessões de vídeos, as experiências das escolas estaduais no processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais. “Os professores precisam se conscientizar, a escola poder fazer muito. Numa escola onde existe harmonia esse alunos conseguem se desenvolver”, disse Valeria Bitencourt Leite, assistente técnica-pedagógica da Diretoria de Ensino de Guaratinguetá.
Guaratinguetá trabalha na formação continuada com capacitações do professor, fornecendo material pedagógico para diretores e educadores multidisciplinadores de cada escola, que passa as orientações para os demais docentes.
Através do braile virtual da USP, a Diretoria de Guaratinguetá criou salas piloto para os alunos deficientes visuais utilizarem o sistema. Os alunos com deficiência auditiva participam de aulas de leitura de histórias em quadrinhos. Guaratinguetá ainda conta com a colaboração de psicólogos voluntários, no trabalho de inclusão dos alunos em sala de aula.
Eduardo Santos