• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 03/12/2015
Pais e Alunos

Alunos da E.E. Adélia Chucri Neme desenvolvem projeto sobre livro da paquistanesa Malala

O objetivo é fazer com que os alunos explorem outras formas de pensar a respeito da igualdade

A equipe da E.E. Adélia Chucri Neme, de São José dos Campos, desenvolveu um projeto chamado Malala Yousafzai – jovem paquistanesa que desafiou o talibã e toda a sociedade buscando o direito de estudar -,  a fim de despertar nos alunos uma consciência crítica de seus direitos enquanto cidadãos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O objetivo do projeto é fazer com que os jovens estudantes valorizem a educação e seus direitos aos estudos, participando mais efetivamente do processo de identidade e construção de sua autonomia e ideias. O pronto principal é fazer com que os alunos conheçam a história de Malala e sua obra.

A primeira etada do projeto “Malala” foi estruturada por meio de leitura colaborativa com alunos do 5º ano. Todos os estudantes leram reportagens que abordam a história da paquistanesa e como ela lutou para conseguir o direito de estudar.

“Vi grande interesse dos alunos com esse projeto. Escrevemos cartas para o jornal aqui da região. O chefe de reportagem do jornal veio até nossa escola e conversou com os alunos sobre a coluna carta de leitor. As crianças foram participativas e fizeram muitas perguntas”, explica a coordenadora pedagógica Elaine Lobo. A carta dos alunos foi publicada no jornal O Vale, no dia 22 de novembro.  

Em seguida, os alunos fizeram produção de texto. E na terceira e última fase, professores e alunos leram capítulos do livro “Eu sou Malala – Edição Juvenil”. Teve também sorteio para que pudessem levar o livro para casa, estudar e no dia seguinte ler em voz alta para todos os outros alunos da escola.