A Escola Estadual João Arruda Brasil, em Guararapes, criou um Clube de Ciências para despertar o interesse dos alunos pelos mais diversos fenômenos da natureza. Foram organizadas várias atividades que envolvem aulas teóricas e práticas.
O clube conta com a colaboração de alunos de faculdades da região, que se dispõem a coordenar grupos do Ensino Fundamental em experimentos interdisciplinares. Uma das novidades será a exposição de uma maquete que representará o ciclo da água na cidade.
Banhada pelas águas do Córrego Frutal, a cidade se tornou o centro das preocupações dos educadores. Segundo eles, somente conhecendo os aspectos de sua região é que os alunos poderão entender a problemática da globalização.
A mata ciliar que cerca o município também foi um dos temas escolhidos. Cada aluno distribui mudas de pau-brasil e falso-ipê, comuns na redondeza, para a comunidade. Eles também plantaram suas mudas para simbolizar a necessidade da preservação ambiental.
O projeto dura o ano inteiro e, em 2004, os alunos do Ensino Médio deverão ingressar nas atividades. O terceiro ano, por exemplo, participará do clube com experiências envolvendo conceitos de Química, como ácidos e bases.
Eugenio Goussinsky