• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 19/02/2019
Ensino Fundamental

Escola cria repelente natural contra o mosquito Aedes aegypti

Outras atividades relacionadas ao tema foram desenvolvidas pelos alunos da unidade Narciso da Silva Cesar de Araraquara

Com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da escola Narciso da Silva Cesar, de Araraquara, desenvolveram durante a disciplina eletiva um repelente natural para repelir o inseto. Eles montaram também painéis explicativos sobre criadouro de larvas dos mosquitos que foram expostos na unidade de ensino.

O repelente natural foi realizado no laboratório da escola. Os alunos manipularam e levaram para a casa tornando-se multiplicadores de boas práticas. “Cravo de molho no álcool durante uma semana. Depois acrescentamos um óleo essencial”, explica a professora Claudia Galvão.

As ações mobilizaram todos os professores e alunos em prol da saúde coletiva. Cada turma desenvolveu um tipo de atividade. Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental escreveram durante a aula de Língua Portuguesa bilhetes com informações para aumentar os cuidados contra o mosquito. No 2º ano, estudantes trabalharam com a receita de repelente. Verbete foi o tema trabalhado em sala de aula com alunos do 3º ano.

“Somos Anos Iniciais. Estamos trabalhando o tema na disciplina Práticas Experimentais, com pesquisa de campo, confecção de cartazes. Contamos também com uma parceria da Secretaria Municipal de Vigilância Sanitária”, explica a diretora Lucy Montesuma.

Dia D

O Dia D da mobilização de combate à dengue foi lançado na última sexta-feira (15) pelas Secretarias Estaduais da Educação e da Saúde. As 5,3 mil escolas estaduais de SP foram convidadas a aderir à campanha que visa conscientizar e engajar os alunos no enfrentamento ao Aedes aegypti.

“O envolvimento dos alunos da rede é imprescindível para o sucesso da mobilização. Os estudantes são importantes fontes de multiplicação de conhecimento e fundamentais para que a gente consiga consolidar hábitos simples que ajudam a prevenir a proliferação do mosquito”, afirma o Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva.

“O ambiente educacional favorece a troca de conhecimento e o envolvimento dos estudantes em práticas que ultrapassam os muros das escolas”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

No mês de janeiro, foram confirmados 4.595 casos de dengue no Estado de São Paulo, sendo que dez cidades concentram 77,4% das ocorrências. Andradina, Bauru, Araraquara, São José do Rio Preto, Barretos, São Joaquim da Barra, Agudos, Palestina, São Paulo e Ribeirão Preto são os municípios mais afetados pela doença.