• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 12/01/2018
A2img/Diogo Moreira
Notícia

Escola cria sistema econômico e ecológico de captação de água

Em 2015, unidade foi premiada em concurso com ação que incluiu irrigação de horta e conscientização sobre desperdício de alimentos

Os estudantes do Ensino Médio da E.E. Antonio Kassawara Katutok, em Gabriel Monteiro, região de Birigui, foram os responsáveis por projetos sustentáveis como a instalação de um sistema econômico e ecológico de captação de água. Em 2015, eles conquistaram o primeiro lugar do Prêmio Gestão Escolar, na etapa paulista.

As turmas criaram um novo sistema e utilizaram a água na irrigação da horta escolar e de um bosque que os alunos plantaram. A ação não parou por aí. Os produtos da horta foram utilizados na merenda e as cascas e sobras reaproveitadas como adubo.

Houve, ainda, um trabalho de conscientização sobre desperdício. Os próprios alunos passavam de sala em sala para mostrar a quantidade de comida desperdiçada diariamente e alertar os colegas para o problema. Os alunos contam que, desde quando o projeto foi implantado, o desperdício diminuiu de forma drástica na escola.

Além do meio ambiente, a leitura também ganhou atenção especial. As iniciativas incluíram apresentações de teatro e dança com alunos do Ensino Fundamental, com espetáculos produzidos a partir de textos famosos.