• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 23/03/2004
Últimas Notícias

Escola cria sistema permanente de adoção de animais

Há seis anos, a Escola Estadual Professor Ataliba de Oliveira, zona Sul da capital paulista, vem realizando um trabalho pioneiro no combate ao abandono de animais. Trata-se do programa “Posse […]

Há seis anos, a Escola Estadual Professor Ataliba de Oliveira, zona Sul da capital paulista, vem realizando um trabalho pioneiro no combate ao abandono de animais. Trata-se do programa “Posse Responsável”, que esclarece aos alunos a importância de se cuidar dos animais com respeito e carinho.

Conscientizados, os próprios estudantes se tornaram agentes do projeto na comunidade e ajudaram a reduzir o número de cães abandonados na região. Todas as classes da instituição, que atende a alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental, estão envolvidas no processo, iniciado com uma feira de adoção, em 1998.

A partir de então os próprios estudantes tornaram-se monitores dos animais adotados. Telefonam freqüentemente para as famílias e indicam as condutas adequadas para cada situação, destacando desde a necessidade do registro na prefeitura (RGA) até a importância da castração das cadelas, para controle do nascimento de filhotes. Também enfatizam que a vacinação é uma prioridade, assim como as visitas ao veterinário.

“Este trabalho de conscientização é extremamente pedagógico. As crianças aprendem conceitos que levarão para o resto de suas vidas. Cuidar dos animais também é um ato de humanidade e cidadania”, destacou a professora de Ciências, Miriam Fischer, coordenadora dos trabalhos, que são compostos de exposições de cartazes, pesquisas e reuniões realizadas pelo menos uma vez por semana pelos alunos.

O sistema de adoção de animais da escola tornou-se permanente. Os alunos orientam para que não haja aumento de cães abandonados. Os leitores que se interessarem em adotar um animal ou souberem de algum que esteja abandonado devem telefonar para (11) 9613 6279.

Eugenio Goussinsky