• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/08/2007
Últimas Notícias

Escola da Capital aproveita PanAmericano para reforçar valores como integração e cooperação

Os Jogos Panamericanos disputados no Rio de Janeiro acabaram, mas os valores discutidos na escola Jardim São Bernardo , zona sul da Capital, por conta do evento, devem ser incorporados […]

Os Jogos Panamericanos disputados no Rio de Janeiro acabaram, mas os valores discutidos na escola Jardim São Bernardo , zona sul da Capital, por conta do evento, devem ser incorporados ao dia-a-dia dos estudantes. Tudo por conta de um projeto desenvolvido com alunos de primeira a quarta-série pelos professores Rodrigo Gomes Leite e Vânia Carneiro.

A idéia foi despertar nas crianças o interesse sobre assuntos como socialização, integração, cooperação e o chamado espírito esportivo. O projeto, desenvolvido nos meses que antecederam aos Jogos Panamericanos, foi realizado de forma interdisciplinar.

Em Geografia, foram estudados os locais por onde passou a tocha panamericana; as aulas de Educação Artística estimularam a confecção de bandeiras e do mascote da competição; em História, destaque para a trajetória dos jogos e modalidades ao longo dos anos; nas aulas de Matemática os alunos trabalharam tabelas e números referentes ao quadro de medalhas, e em Educação Física, os temas giraram em torno das modalidades adaptadas e jogos pré-desportivos.

Como foi

O projeto começou com os alunos conhecendo melhor as principais modalidades, e vivenciando as que foram adaptadas de acordo com a realidade da escola nas aulas de educação física, incluindo atividades como ginástica, atletismo e jogos coletivos (fut-beisebol, queimada, rouba bandeira, etc).

O passo seguinte foi iniciar a produção de cartazes, bandeiras, e a criação do mascote e do símbolo dos Jogos PanAmericanos (Rio 2007). A partir daí foi realizada a abertura dos jogos com a participação da comunidade, e a apresentação dos estados e países participantes, o percurso da tocha, o hino nacional, o histórico do PAN, a apresentação de modalidades adaptadas e, no encerramento, a coreografia da música Brasileirinho e a premiação dos vencedores do campeonato interclassses, premiando todos os alunos com medalhas de participação.

Celso Bandarra