• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 17/04/2006
Últimas Notícias

Escola da Família agita escola da zona leste de São Paulo

“Programa trouxe ao jovem a oportunidade de ocupar os finais de semana de forma mais produtiva”, diz dirigente de ensino” São quase três anos de existência, mas o Escola da […]

“Programa trouxe ao jovem a oportunidade de ocupar os finais de semana de forma mais produtiva”, diz dirigente de ensino”

São quase três anos de existência, mas o Escola da Família continua proporcionando a jovens e adultos de todo o Estado a chance de passar um fim de semana repleto de atividades culturais, esportivas, de lazer e formação para o trabalho.

A Escola Estadual Manoel de Nóbrega, que fica na zona leste de São Paulo, é um bom exemplo disso. No último dia 5 o domingo começou com as palavras da dirigente, Marilia Santos Carvalho, e da diretora Ângela Maria Sipioni. Sérgio da Silva, voluntário do Programa, tocou o Hino Nacional para iniciar a programação que incluiu apresentações musicais, danças e encenações de jovens da comunidade e de escolas próximas.

Ao mesmo tempo, foram realizadas atividades esportivas, oficinas recreativas e culturais como a de ‘origami’, comandada pelo educador universitário Rogério dos Santos, que ensinou os participantes a transformar papel dobrado em arte.

Já na oficina de dança afro, jovens caracterizados usaram a dança para retratar povos antepassados. “O objetivo é levar cultura às comunidades”, explica o educador universitário Valdenir Nunes.

Programa em família

O dentista Fernando Felix foi à Manoel da Nóbrega com a mulher e os filhos para prestigiarem o evento, enquanto a professora Ieda de Oliveira levou a irmã Leda, os filhos e o neto. A oficina de pintura em tecido fez sucesso entre as mulheres. “Para elas o fato de saírem de casa e aprenderem novos conhecimentos é o bastante”, explica a responsável pela oficina, Érica Magalhães. Carmem dos Santos, de 65 anos, é um exemplo disso. “Pintar quadros, para mim, funciona como terapia”, explica.

Para a dirigente, Marilia Santos Carvalho, o Escola da Família vai além de um simples fim de semana dentro da escola. “O programa trouxe ao jovem a oportunidade de ocupar o sábado e o domingo de forma mais produtiva.” Já a diretora, Ângela Maria Sipioni, resumiu bem o sentimento do educador que vê o programa funcionar. “Todo o propósito do evento foi correspondido: escola cheia e oficinas funcionando'”, concluiu.