• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 17/02/2004
Últimas Notícias

“Escola da Família” anima o final de semana em Mococa”

Evento reuniu 500 pessoas que pediram pela paz Responsável em proporcionar opções de lazer, entretenimento e conhecimento à comunidade, o Programa “Escola da Família” – na cidade de Mococa (Diretoria […]

Evento reuniu 500 pessoas que pediram pela paz

Responsável em proporcionar opções de lazer, entretenimento e conhecimento à comunidade, o Programa “Escola da Família” – na cidade de Mococa (Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista) – tem semanalmente levado às escolas públicas estaduais centenas de pessoas.

No último final de semana as escolas: “Oscar Villares”; “Prof. João Cid Godoy”; “Profª Hilda Silva”; “Profª Zenaide Pereto”; “Barão de Monte Santo”; “Dr. Carlos Lima Dias” e “Maestro Justino Gomes”, estiveram reunidas em frente ao Campo Olímpico de São Sebastião para pedir paz. As escolas prepararam cartazes e saíram às ruas gritando pelo fim da intolerância, do desrespeito e, principalmente, a paz dentro das escolas.

De acordo com a educadora profissional do programa Escola da Família, Rosana Maria Correa Borri, este tipo de manifesto causa a reflexão individual, despertando a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade mais justa.

As preparações para o encontro aconteceram nas próprias unidades. Na escola “Oscar Villares”, por exemplo, os cartazes pedindo a paz foram feitos utilizando-se de materiais recicláveis. “Nos cartazes exploramos temas que contribuem para o fim da violência, como a igualdade social”, disse a coordenadora Estela de Lima Dias, que juntamente com os bolsistas do programa Escola da Família desenvolveu uma oficina de artes com crianças excepcionais.

Aproximadamente 500 pessoas participaram do evento que teve como abertura um forte grito de paz onde a seguir, a diretora da escola “Godoy” soltou uma pomba branca, simbolizando a paz. “Pode ser um pequeno gesto, mas o fato de estarmos reunidos aqui mostra a força que possuímos de mudar e alcançar aquilo que queremos. Então se queremos paz, devemos construí-la” – afirmou a diretora.

O Programa Escola da Família tem provocado mudanças no modo de encarar atividades que, anteriormente, eram marginalizadas pela sociedade. Este é caso de um grupo de HIP HOP que encontrou na escola um espaço adequado para os ensaios. “Antes éramos vistos como marginais, mas agora, graças ao programa, podemos nos apresentar nos eventos e mostrarmos que o HIP HOP é cultura”, esclareceu um dos integrantes.

Num balanço feito pelos coordenadores do programa, a proposta encaminhada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo está sendo cumprida, fortalecendo o vínculo com a unidade escolar, tornando-a pólo de desenvolvimento pessoal. Em Mococa, o programa conta com universitários das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista (FAE); Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa (FaFeM); Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (FFCL) e UNIP – São José do Rio Pardo.