Os próximos dias serão repletos de atividades tanto para os freqüentadores de fim de semana das escolas estaduais, quanto para os participantes do I Encontro de Coordenadores de Área do Programa Escola da Família. O evento, que ocorre entre os dias 26 e 29 de setembro na cidade de Botucatu, contará com as participações do Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, de vários professores da rede estadual de ensino e ainda dos co-autores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Dr. Lino Castellani e Dr. Marcelo Jabu.
Durante quatro dias serão abordadas questões essenciais para o Programa Escola da Família. As oficinas, palestras e debates tratarão dos quatro eixos de sustentação – Esporte, Cultura, Qualificação para o Trabalho e Saúde. O objetivo é criar subsídios para que os 304 coordenadores de área presentes no evento possam planejar e desenvolver as atividades propostas para os fins de semana pelos educadores profissionais.
No primeiro dia, após o café de “Boas Vindas” e da apresentação da equipe e da pauta, diferentes profissionais tratarão de assuntos específicos. O Programa Prevenção Também se Ensina será o tema de Penha Fabiano Lopes e Edson de Almeida, ambos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O regente do Coral do Centro Cultural de São Paulo, Marcos Câmara de Castro, ministrará uma oficina sobre Canto/Coral. A Arno T-Fal irá patrocinar a oficina Padaria do Vovô e caberá ao gerente de Responsabilidade Social da empresa, Mauro de Almeida, apresentar esta atividade, que consiste em ensinar a pessoas da 3.ª idade a produzir alimentos em equipamentos domésticos usando ingredientes que, normalmente, são desperdiçados. Haverá oficinas de Jogos Cooperativos, Confecção de Brinquedos, Artesanato, Parceria, Informática, entre outros.
Do artesanato à questão nutricional, o I Encontro dos Coordenadores de Área do Programa Escola da Família busca oferecer aos presentes embasamento teórico para que as escolas possam se instrumentalizar, fortalecendo, assim, os alicerces deste trabalho.