• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 25/09/2003
Últimas Notícias

Escola da Família capacita coordenadores de área

Os próximos dias serão repletos de atividades tanto para os freqüentadores de fim de semana das escolas estaduais, quanto para os participantes do I Encontro de Coordenadores de Área do […]

Os próximos dias serão repletos de atividades tanto para os freqüentadores de fim de semana das escolas estaduais, quanto para os participantes do I Encontro de Coordenadores de Área do Programa Escola da Família.  O evento, que ocorre entre os dias 26 e 29 de setembro na cidade de Botucatu, contará com as participações do Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, de vários professores da rede estadual de ensino e ainda dos co-autores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Dr. Lino Castellani e Dr. Marcelo Jabu.

Durante quatro dias serão abordadas questões essenciais para o Programa Escola da Família. As oficinas, palestras e debates tratarão dos quatro eixos de sustentação – Esporte, Cultura, Qualificação para o Trabalho e Saúde.  O objetivo é criar subsídios para que os 304 coordenadores de área presentes no evento possam planejar e desenvolver as atividades propostas para os fins de semana pelos educadores profissionais.

No primeiro dia, após o café de “Boas Vindas” e da apresentação da equipe e da pauta, diferentes profissionais tratarão de assuntos específicos. O Programa  Prevenção Também se Ensina será o tema de Penha Fabiano Lopes e Edson de Almeida, ambos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O regente do Coral do Centro Cultural de São Paulo, Marcos Câmara de Castro, ministrará uma oficina sobre Canto/Coral. A Arno T-Fal irá patrocinar a oficina Padaria do Vovô e caberá ao gerente de Responsabilidade Social da empresa, Mauro de Almeida, apresentar esta atividade, que consiste em ensinar a pessoas da 3.ª idade a produzir alimentos em equipamentos domésticos usando ingredientes que, normalmente, são desperdiçados. Haverá oficinas de Jogos Cooperativos, Confecção de Brinquedos, Artesanato, Parceria, Informática, entre outros.

Do artesanato à questão nutricional, o I Encontro dos Coordenadores de Área do Programa Escola da Família busca oferecer aos presentes embasamento teórico para que as escolas possam se instrumentalizar, fortalecendo, assim, os alicerces deste trabalho.