• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 10/09/2015
Escola da Família

Escola da Família comemora 12 anos homenageia voluntários

Evento marca os 30 anos do Dia Nacional do Voluntariado

O Programa SP Voluntário comemorou no dia 28 de agosto 30 anos do Dia Nacional do Voluntariado e 12 anos do Programa Escola da Família. A Educação organizou um evento para homenagear as pessoas que se dedicam ao trabalho voluntário.

Além de muitas homenagens durante a data, houve também a premiação do “1º Festival de Vídeos: ação Voluntária – Boas Práticas”.  No auditório da Educação, estavam presentes cerca de 300 pessoas, entre professores, diretores, dirigentes, alunos das cidades de Marília, Franca, Caraguatatuba e outras.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Entre convidados especiais e homenageados estavam Márcia Cristina Volpati, Técnica do Programa Escola da Família, Raquel de Ávila, Diretora do Programa SP Voluntário, Fabrícia Gomes Nieri, assessora técnica da CGEB, Wilson Araújo, Coordenador do Programa Escola da Família, pela Secretaria da Educação, Ana Maria Stuginski, Coordenadora do Programa Escola da Família, pela FDE, entre outros convidados.

“São 12 anos que a escola vem se moldando às adversidades, às características locais,  muito comprometimento dos nossos educadores da rede, estamos amadurecendo cada vez mais, integrando a escola com a comunidade. Temos quase 12 mil voluntários em todo o Estado”, comentou Ana Maria Stuginski, da coordenação do Escola da Família, pela FDE. 

Como forma de agradecimento a todos os professores da rede, a Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico (PCNP), do Programa Escola da Família, de São Carlos, Mara Silvia Olívio de Souza, recebeu um abraço simbólico como homenagem por estar desde o início no projeto, em 2003. “Quando eu entro no site e vejo o número de participações me vem à mente: quem são os beneficiados? Quem é o ser humano que mudou a sua vida para melhor? Acontece porque o programa Escola da Família existe. Espero que esse programa possa continuar beneficiando muitas outras pessoas através do exemplo que ele faz”, disse.

Festival de Vídeos

Para participar do “1º Festival de Vídeos: ação Voluntária – Boas Práticas”, os jovens voluntários deveriam enviar vídeos, em forma de documentário, que mostrassem os trabalhos realizados nas escolas aos finais de semana. Como atuam, com qual público trabalham, entre outras informações. O material deveria apresentar o envolvimento da unidade escolar, além de obedecer regras como roteiro, criatividade e originalidade.

O primeiro lugar foi para a ação criada por Danilo Cristiano Ramos Prado, da E.E. Colônia dos Pescadores, de Caraguatatuba. O vídeo sobre o “Anime Party”, um encontro de games, mangás, cosplays e outras artes ligadas à cultura japonesa conquistou os jurados. Já no primeiro fim de semana, o projeto reuniu mais de 400 crianças e adolescentes.

“Foi muito emocionante, porque a gente não achava que ia ganhar. A disputa estava bem difícil, os outros projetos estavam muito bons. Estamos realizando o projeto há dois anos no Escola da Família e temos média de público de 150 a 200 pessoas por domingo”, comenta o voluntário ganhador. 

O trabalho de Marcos Roberto, na E.E. Antônio Zanaga, de Americana, ficou com a segundo colocação da competição. O projeto transformou a quadra em uma pista improvisada de skate com rampas.

Em terceiro lugar, foi premiado o projeto de teatro de bonecos e fantoches, organizado pela dupla David Luiz e Luiz Fernando Amaral na E.E. Profª Maria Pia Silva Castro, de Franca. Juntos eles apresentam ao público da Escola da Família o mundo da contação de histórias para crianças.

Com direito a apresentação ao vivo para animar o público, o vídeo sobre a capoeira de Carlos Augusto Barbosa, o professor Guto, da E.E. Jardim Maria Luiza, em Cajamar, conquistou o quarto lugar. “A capoeira é importante porque é esporte de socialização e integração. Com nosso trabalho, temos a certeza que estamos “dentro da casa” do aluno, conseguimos alcançar os familiares”, revela o educador. 

E, em quinto lugar, foi premiado o trabalho do maestro Adão, na E.E. Oracina Corrêa de Moraes Rodine, de Marília. Com apoio de alunos e pais, ele fundou a “Associação Filarmônica Terra Brasil”.