quinta-feira, 15/09/2011

Escola da Família comemora oito anos com atividades em Rio Claro

A iniciativa realiza ações nas áreas de esporte, cultura, saúde e trabalho para alunos, pais e comunidade aos fins de semana Em comemoração aos oito anos do Escola da Família, […]

Em comemoração aos oito anos do Escola da Família, a Diretoria Regional de Ensino de Limeira e as equipes do programa realizarão uma série de atividades na cidade de Rio Claro, na Escola Estadual Professor Michel Antonio Alem, no próximo sábado (17/09). A unidade, localizada na Avenida 13, 1.858, Consolação, vai sediar a programação especial, que terá início a partir das 14h. Duzentos participantes são aguardados para o evento.

As atividades são voltadas para toda a comunidade da região. Além de Rio Claro, as atividades são destinadas a moradores das cidades de Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Ajapi e Ipeúna.

O público assistirá a apresentações de teatro, de dança e de hip hop, e palestras sobre saúde. Haverá aferição de pressão arterial e de diabete. Será oferecido um lanche, com pães, bolo, cachorro-quente, chá e suco. Os participantes vão ganhar livros de receitas confeccionados pelos alunos de informática da unidade e lembrancinhas produzidas pelas alunas de artesanato do programa.

Daniel Demarchi, bolsista universitário do programa, vai trabalhar na divulgação, decoração e registro da ação. “Vai ser um excelente evento, que funcionará também para divulgar o programa. Gosto muito de fazer parte do Escola da Família e me sinto integrado com a proposta de dar oportunidades de atividades aos fins de semana aos frequentadores”, conta o estudante, que cursa design gráfico.

Escola da Família faz aniversário

O programa Escola da Família completa oito anos de existência aproximando comunidade e escola com um trabalho de sociabilização, que diverte e educa estudantes e moradores. Por meio da iniciativa, as unidades escolares da rede pública do Estado são abertas aos fins de semana para realização de atividades, cursos, oficinas, palestras e campanhas com a comunidade local. A programação envolve ações nas áreas de esporte, cultura, saúde e trabalho (os quatro eixos da iniciativa).

Para festejar o aniversário e os anos de sucesso da ação, as escolas do programa em todo o Estado realizam diversas comemorações com gincanas, brincadeiras, jogos, dinâmicas, bingos, almoços, cafés e lanches comunitários, passeios ciclísticos, apresentações de dança, de teatro e de música, entre muitas outras atividades.

Participam do programa 2.635 unidades escolares, sendo 2.385 da rede estadual e 250 da rede municipal. As ações são promovidas com o auxílio de profissionais da educação, voluntários e educadores universitários, em prol da inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção visando uma qualidade de vida cada vez melhor.

A iniciativa, reconhecida pela Unesco e pelo Ministério da Educação, é a maior do gênero no Brasil. Durante os oito anos de existência, ela registrou um total de 637 milhões de participações em 29 milhões atividades realizadas.