quinta-feira, 15/09/2011

Escola da Família comemora oito anos com atividades na região de Mogi das Cruzes

A iniciativa realiza ações nas áreas de esporte, cultura, saúde e trabalho para alunos, pais e comunidade aos fins de semana Em comemoração aos oito anos do Escola da Família, […]

Em comemoração aos oito anos do Escola da Família, a Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes e as equipes do programa realizarão uma série de atividades no próximo sábado e domingo (dias 17 e 18/09). As ações serão realizadas na Escola Estadual Pedro Malozze, localizada na Avenida Maria Osório do Valle, 650, Alto do Ipiranga, no município de Mogi das Cruzes.

A abertura oficial da programação será às 10h do sábado com uma breve apresentação do histórico do programa pela professora Teresa Lucia dos Anjos Brandão, dirigente regional de ensino. Em seguida, terão início apresentações do grupo da terceira idade “Musicalidade”, shows musicais e de dança e uma roda de capoeira formada por 70 pessoas. Haverá também mostras de taekwondo, kung fu e caratê. Todas as atividades serão realizadas por alunos de escolas da região. No domingo, a partir das 14h, haverá a apresentação a da peça teatral “Sertão D’alma”, da Cia. Lenda Urbana.

Durante os dois dias haverá ainda apresentações de hip hop, de capoeira, de danças do ventre e de salão. Na área do esporte, os participantes poderão se exercitar em atividades de bicicleta, taekwondo, kung fu, boxe, tênis de mesa e futsal.

A comunidade terá à disposição também serviços de embelezamento como oficinas de prancha para cabelos e de automaquiagem, manicure, cabeleireiro e design de sobrancelhas. Haverá também demonstrações de reflexologia. Quem se interessa por culinária poderá conhecer receitas na oficina de chocolate. Os interessados em aprender inglês poderão participar de aulas abertas.

Para divertir as crianças, serão oferecidas oficinas de escultura de balões, carrinhos de papel, bonecas e origami. Muitas ações serão realizadas para apreciadores de artesanato, como workshops de crochê, ponto cruz, biscuit, bijuterias, fuxico, caixa de presente, decupagem, tear e pintura em tela e em tecido, produção de sabonete, além de trabalhos em barbante e em jornal.

Escola da Família faz aniversário

O programa Escola da Família completa oito anos de existência aproximando comunidade e escola com um trabalho de sociabilização, que diverte e educa estudantes e moradores. Por meio da iniciativa, as unidades escolares da rede pública do Estado são abertas aos fins de semana para realização de atividades, cursos, oficinas, palestras e campanhas com a comunidade local. A programação envolve ações nas áreas de esporte, cultura, saúde e trabalho (os quatro eixos da iniciativa).

Para festejar o aniversário e os anos de sucesso da ação, as escolas do programa em todo o Estado realizam diversas comemorações com gincanas, brincadeiras, jogos, dinâmicas, bingos, almoços, cafés e lanches comunitários, passeios ciclísticos, apresentações de dança, de teatro e de música, entre muitas outras atividades.

Participam do programa 2.635 unidades escolares, sendo 2.385 da rede estadual e 250 da rede municipal. As ações são promovidas com o auxílio de profissionais da educação, voluntários e educadores universitários, em prol da inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção visando uma qualidade de vida cada vez melhor.

A iniciativa, reconhecida pela Unesco e pelo Ministério da Educação, é a maior do gênero no Brasil. Durante os oito anos de existência, ela registrou um total de 637 milhões de participações em 29 milhões atividades realizadas.