• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/08/2016
Escola da Família

Escola da Família completa 13 anos na próxima semana

Programa da Secretaria da Educação oferece inúmeras atividades aos fins de semana

Iniciado em agosto de 2003 pela Secretaria da Educação, o programa Escola da Família completará 13 anos de funcionamento nas escolas da rede estadual paulista na próxima terça-feira (23). Atualmente, 2.212 escolas estaduais dos 645 municípios do Estado de São Paulo fazem parte do programa, que abre as portas da escola para a comunidade aos fins de semana, oferecendo uma série de atividades, norteadas por quatro eixos: esporte, trabalho, saúde e cultura.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

De acordo com os números do programa, mais de 800 milhões de pessoas já passaram pelo Escola da Família. O programa também registrou mais de 40 milhões de atividades realizadas entre agosto de 2003 e julho de 2016. No mesmo período, o programa registrou 17.976 voluntários e 17.720 educadores universitários.

Em 2015, o programa teve como foco a leitura com o projeto “Comunidade Leitora” que transformou as unidades de ensino em verdadeiros espaços de leitura a céu aberto. Além de um acervo variado de livros, revistas e jornais, os espaços também foram palcos de eventos literários.

“Os números do programa mostram um favorecimento da cultura participativa, patrimônio público preservado, fortalecimento dos vínculos escola, família e comunidade, democratização dos espaços escolares públicos e comunidades cada vez mais distantes de situações de vulnerabilidade social”, afirma Ricardo Addeo Dias coordenador do programa Escola da Família na Secretaria da Educação.

Auxílio de voluntários e universitários

O programa também conta com a participação de voluntários, que são responsáveis por organizar ou participar de reformas e mutirões de limpeza na escola, gincanas e eventos, campanhas, atividades educativas, como contar histórias para crianças, entre outros projetos. Atualmente, existem 10.856 voluntários no Escola da Família. As atividades são supervisionadas pelos professores e coordenadores das unidades. 

Além disso, o programa oferece bolsas para universitários, que atuam junto com os voluntários. Para participar o aluno deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação em uma das 150 instituições de ensino superior conveniadas à Secretaria. 

Pelo trabalho, a Secretaria custeia 50% do valor da mensalidade do curso até o limite de R$ 500,00. O restante é assumido pelas instituições de ensino superior parceiras.