terça-feira, 23/08/2005

Escola da Família completa dois anos com recorde de participações e redução da violência

Programa abre todas as 5.306 escolas estaduais nos fins de semana; reúne mais de 40 mil voluntários, 30 mil jovens universitários e 10 mil educadores da própria rede. Em dois […]

Em dois anos de atividades, o Escola da Família tem muitos motivos para comemorar. Com 5.306 escolas estaduais abertas nos finais de semana, o programa reúne mais de 40 mil voluntários, 30 mil educadores universitários e 10 mil educadores da própria rede, fundamentais para mobilizar e atrair a comunidade para dentro das escolas. Hoje, são mais de 140 milhões de participações em múltiplas atividades de esporte, cultura, qualificação para o trabalho e saúde. Com essa presença maciça – a escola passou a ser vista como um local pertencente a todos e apresenta resultados significativos: queda de 39,5% nos índices de violência dentro das escolas e de 36% nas áreas vizinhas. Atrai um número expressivo de jovens famílias e é essencial nas áreas de maior vulnerabilidade social, de acordo com a primeira etapa da pesquisa que a Fundação Seade está realizando sobre os impactos do programa.

Iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, com cooperação técnica da Unesco e parcerias-chave com Instituto Ayrton Senna, o Faça Parte-Instituto Brasil Voluntário e 335 instituições particulares de Ensino Superior, além de centenas de apoiadores locais, o Escola da Família se prepara agora para chegar à rede municipal de ensino. Mais de 300 prefeituras já se pré-cadastraram, o que significará mais 15 mil bolsas de estudos para universitários, já autorizadas pelo governador Geraldo Alckmin.

As comemorações do segundo aniversário do programa estão ocorrendo em todas as escolas do Estado durante todo o mês de agosto nas escolas e têm seu ponto alto no II Congresso do Escola da Família: Reinventando a Escola. É o momento de discutir experiências dessa escola que ultrapassa os limites da sala de aula, agregando a comunidade e criando ambientes mais propícios para o aprendizado. Também está prevista, para o dia 11 de setembro, uma grande festa de congraçamento entre participantes e parceiros.

Redução da Violência

Depois da implantação do programa, as ocorrências contra a pessoa e o patrimônio nas escolas de todo o Estado caíram 39,5%, segundo pesquisas da Secretaria de Estado da Educação. Houve redução de 46,5% nas agressões físicas e acima de 81% no porte de drogas. Na vizinhança das escolas, os índices gerais de violência foram reduzidos em 36%.

Os dados das pesquisas confirmam que aumenta a preocupação e o cuidado da comunidade com as escolas em todo o Estado. Desde o começo do programa, as depredações caíram em 34,6%, as pichações em 35,3% e as invasões em 37,2%. Nas ocorrências contra a pessoa, a redução é ainda mais significativa: os furtos caíram 45,5% e o porte ilegal de arma, 38,1%.

Bolsa Universidade

335 instituições de ensino superior em todo o Estado fecharam parceria com a Secretaria de Estado da Educação para apoiar o programa Escola da Família por meio da Bolsa Universidade. Com isso, o programa pode contar com a atuação de 30 mil estudantes universitários em cada final de semana – todos ex-alunos da rede estadual de ensino, o pré-requisito para os candidatos à bolsa.

As parcerias garantem aos universitários 100% de gratuidade no custeio de seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 267,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade. Os universitários ganham a bolsa, regressam à origem – a escola pública – e contribuem com seu empenho e dedicação para a comunidade local.