terça-feira, 04/10/2005

Escola da Família é ampliada no Vale

Cinco cidades da região aderem ao projeto, estendido pelo governo do Estado à rede municipal de ensino Max Ramon Taubaté Por meio de uma parceria com o governo do Estado, […]

Max Ramon
Taubaté

Por meio de uma parceria com o governo do Estado, escolas municipais de cinco cidades do Vale do Paraíba abrirão suas portas aos sábados e domingos para oferecer atividades socioeducativas gratuitas à comunida­de.

A iniciativa, idealizada pela Secretaria Estadual da Educação, faz parte do projeto de ampliação do programa ‘Escola da Família’, que há dois anos já desenvolve ações similares em unidades da rede estadual de ensino.

Na região, as prefeituras de Cacho­eira Paulista, Campos do Jordão, Ilhabela, Lorena e Paraibuna já aderi­ram ao novo formato do programa, totalizando quase 30 escolas.

Na parceria, cabe ao Estado pagar bolsas de estudo aos estagiários que trabalharem como monitores. Em contrapartida, os municípios se responsabilizam pela seleção de voluntários, disponibilização de escolas e pagamentos de eventuais jornadas extras de trabalho de educadores.

Criado em 2003, o programa tem como objetivo transformar as escolas em verdadeiros ‘centros de convivência’, sempre levando atividades culturais, esportivas, recreativas e de qualificação profissional às comunidades do entorno das unidades atendidas.

Para isso, o ‘Escola da Família’ conta com educadores profissionais (professores da rede estadual), universitários, diretores de escola e voluntários. Hoje, o programa está presente em mais de 5.400 escolas estaduais e atende 7 milhões de jovens em todas as partes do Estado.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação, o ‘Escola da Família’ conta com o apoio de entidades como Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Instituto Ayrton Senna, entre outros.

Para custear a ampliação do pro­grama, o governador Geraldo A1ckmin (PSDB)já liberou R$ 48 milhões destinados ao custeio de 15 mil bolsas de estudo em cursos superiores para universitários que atuarão como educa­dores no projeto.

Na região, a iniciativa deverá beneficiar pelo menos 78 estudantes do ensino superior-33 em Lorena, 24 em Cachoeira Paulista, 18 em Campos do Jordão e 3 em Ilhabela. Apesar de também já ter aderido ao pro­grama, Paraibuna ainda não definiu o número de escolas.

Segundo a Secretaria-Estadual da Educação, as atividades nas escolas conveniadas deverão ser iniciadas até dezembro. Até agora, o único município da região que já conta com programações definidas é Campos do Jordão, onde seis unidades de ensino estão conveniadas.

“Já temos atividades nos bairros Vila Albertina, Santa Cruz, Vila Abernéssia, Santo Antonio e Recanto Feliz. Nelas, já estamos realizando, entre outras coisas, aulas de espanhol, informática e xadrez”, disse Maria do Carmo Camargo, secretária de Edu­cação de Campos.

Na região, o município que incluirá o maior número de escolas na parceria é Lorena, com 11 unidades de ensino. Em seguida, vêm Cachoeira Paulista, com oito, Campos, com seis, e Ilhabela, com uma.

BOLSAS – Para se candidatar a uma das bolsas do programa é necessário ter concluído o Ensino Médio na rede pública do Estado (onde o aluno deve ter estudado no mínimo três anos.