• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 11/07/2005
Últimas Notícias

Escola da Família e concessionária formam mecânicos em Bariri

Aparecido Benedito de Paula estava desempregado quando ouviu no rádio que a Escola Estadual Professora Rosa Benatti, que fica no bairro Jardim Santa Rosa, em Bariri, estava oferecendo à comunidade […]

Aparecido Benedito de Paula estava desempregado quando ouviu no rádio que a Escola Estadual Professora Rosa Benatti, que fica no bairro Jardim Santa Rosa, em Bariri, estava oferecendo à comunidade um curso de mecânica de automóveis. Um ano depois, a vida de Aparecido mudou para melhor: depois de terminar o curso conseguiu um emprego como assistente técnico da concessionária Volkswagen Socoaba . “O curso foi muito importante para a minha vida. Sem isso, eu não conseguiria esse emprego”. Agora, ele pretende participar das aulas como professor. “Quero passar para as outras pessoas tudo o que aprendi”. O jardineiro Laércio Froes, de 40 anos, também fez o curso e, depois de receber o certificado, realizou um sonho antigo: abriu uma oficina mecânica em Bariri, cidade de 30.000 habitantes na região de Jaú onde está localizada a eclusa dos rios Tietê e Paraná.

 

 

 

 

 

Aparecido e Laércio são apenas dois exemplos do sucesso do curso de mecânica, fruto de uma parceria entre a revendedora Socoaba e o programa Escola da Família. A iniciativa partiu da direção da escola, que buscava uma atividade que pudesse qualificar profissionalmente as pessoas da comunidade para que elas tivessem mais oportunidades de emprego. “Fizemos a proposta para a Socoaba e eles aceitaram na hora”, diz a diretora, Marli Antonia Boaretto. “A parceria está dando ótimos resultados. Alguns participantes já estão trabalhando na própria Socoaba e outros montaram oficinas próprias.”

As aulas acontecem na escola aos domingos, das 8h às 12h. São 30 horas de aula no total e, ao final, os alunos recebem um certificado de conclusão. Desde a implantação do projeto, em maio do ano passado, 100 pessoas já concluíram o curso. Conduzidas por três professores voluntários, funcionários da concessionária, as aulas incluem uma parte teórica, com o apoio de apostilas, e uma parte prática. Os alunos aprendem sobre motores, sistemas de freio, suspensão e câmbio. No mês passado, 27 participantes da quarta turma estiveram na fábrica da Volkswagen em São Bernardo para conhecer a fábrica e o processo de produção dos veículos Fox, Gol e Kombi.

 

 

 

 

 

O programa Escola da Família, que completa dois anos em agosto, desenvolve atividades de lazer, saúde, esporte e educação para o trabalho nas escolas estaduais, que são abertas à comunidade nos finais de semana. Desde a implantação, o projeto já alcançou 127 milhões de participações. O programa tem a parceria da Unesco, dos institutos Ayrton Senna e Faça Parte e do Fundo Social de Solidariedade.