Atividades de educação ambiental também foram desenvolvidas pelos alunos de biologia
Uma iniciativa inédita, durante as férias, reuniu a Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” da cidade de Cananéia – Diretoria de Ensino de Registro – o Programa Escola da Família e diversos parceiros: a vacinação de cerca de 2 mil animais, a castração de 238 cães e gatos e atividades de educação ambiental para 120 crianças.
Participaram das atividades alunos e professores das Faculdades de Medicina Veterinária e Biologia da UNISA – Universidade Santo Amaro – e Prefeitura Municipal de Cananéia, por meio do Departamento Municipal de Saúde Ao todo, 48 voluntários da universidade, sendo 40 estudantes de medicina veterinária e oito de biologia, sob coordenação dos professores Celso Martins Pinto, de Veterinária, e Maria do Socorro Pereira Lippi, de Bologia.
Todos ficaram alojados na escola, que também serviu como posto de vacinação e centro cirurgico dos animais. De acordo com o professor Celso Pinto, este é o 4º ano consecutivo em que o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos da Equipe de Bem Estar Animal da UNISA realiza trabalhos de vacinação anti-rábica em Cananéia. Contudo, é a primeira vez em que utilizaram uma escola estadual,, assim como também é inédito o trabalho de castração dos animais e a participação dos alunos de biologia com educação ambiental para as crianças da comunidade. “Esse trabalho ficará guardado para o resto da vida e, vai colaborar na criação do profissional veterinário, mas principalmente, para o cidadão”, comentou Celso.
Educação ambiental – Os alunos de biologia da UNISA estiveram pela primeira vez na cidade, com o objetivo de estimular a conscientização das crianças a respeito da preservação ambiental e do respeito pelos animais. Segundo o aluno de biologia Alberto Dück, o trabalho teve ótimos resultados. “Estamos cansados, mas não sei se foi bom ou ruim ter acabado, pois vamos sentir saudades. Além disso, aprendemos muito com as crianças, que foram nossas companheiras todos esses dias”. As atividades incluíram teatro, oficinas de reciclagem, pintura, exibição de filmes, recreação e brincadeiras ligadas à educação ambiental
Escola da Família – A parceria de Cananéia é mais um exemplo do leque de ações disponibilizado pelo programa Escola da Família, que completa dois anos em agosto e consiste na abertura das escolas públicas estaduais aos finais de semana. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Unesco, desde a implantação o programa registra a participação de quase 120 milhões de pessoas nas mais diversas atividades e projetos de educação, cultura e esporte oferecidas pelas escolas nos fins de semana. Conta com mais de 42 mil voluntários, cinco mil educadores estaduais e cerca de 30 mil bolsistas universitários. A redução dos índices de violência nas escolas e no seu entorno – que desde o início do programa caiu em 36% – vem sendo apontada pelos especialistas como o principal ponto positivo da iniciativa