A Rede Globo de Televisão começou a comemorar o aniversário de São Paulo ainda no dia 24 de janeiro. Com uma megaprodução, cantores, atores e atrizes se revezaram diretamente do Ginásio do Ibirapuera e mostraram as pessoas que constroem o dia-a-dia da cidade.
A festa teve 25 horas de duração. Começou com uma edição especial do programa “Altas Horas” e terminou sob o comando de Ana Maria Braga, com um show de gala. Tudo ao vivo do Ginásio do Ibirapuera.
Durante a programação do dia 25, das 12 às 14 horas, foi veiculado um clip em homenagem à Secretaria de Estado da Educação e ao Programa Escola da Família, mostrando ao público e aos telespectadores as várias atividades desenvolvidas nas escolas estaduais nos finais de semana, integrando alunos, pais, idosos e toda a comunidade.
Na platéia do Ginásio do Ibirapuera estavam 5.200 estudantes de escolas estaduais. Um coral formado por alunos das Diretorias de Ensino de Suzano e Diadema também se apresentaram. A equipe do Programa Escola da Família auxiliou no monitoramento dos estudantes.
Sobre o Programa Escola da Família
As escolas da rede estadual transformaram-se em grandes espaços de convivência. As mais de 5 mil unidades, espalhadas pelos 645 municípios do Estado, estão abrindo as portas a seus alunos e às comunidades locais para a apresentação do Programa Escola da Família, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Unesco, que está promovendo atividades culturais, esportivas e pedagógicas durante os finais de semana em toda a rede.
O Programa Escola da Família, que também tem apoio do Instituto Ayrton Senna, começou oficialmente em agosto de 2003 e foi criado pela Secretaria da Educação a partir da idéia de renovar a relação entre a unidade escolar e a comunidade, com o objetivo de promover uma interação contínua entre todos os setores ligados ao ambiente de aprendizado.
Para movimentar os mais de 5,5 milhões de alunos da rede nos finais de semana, o Escola da Família conta com um educador profissional por unidade, com uma equipe de voluntários e com universitários bolsistas espalhados por todo o Estado. As bolsas são concedidas pela Secretaria da Educação em convênio com as faculdades e universidades particulares. A Secretaria oferece 50% do valor das mensalidades, limitado a um teto máximo de R$ 267,00, e as universidades complementam os 100%.
Os universitários e voluntários passam por treinamento e capacitação. Eles trabalham 16 horas em cada final de semana (8 horas aos sábados e outras 8 horas aos domingos). Em 2004, o objetivo da Secretaria é atingir as 25 mil bolsas de estudos previstas no Programa Escola da Família, que tem duração prevista de três anos.
De agosto a dezembro de 2003, mais de 10 milhões de crianças, adolescentes e adultos participaram das atividades do Escola da Família.
Rosana Daumas