terça-feira, 17/01/2006

Escola da Família inicia atividades de 2006

Depois de um recesso de um mês, o Programa Escola da Família volta a oferecer atividades para a comunidade em 5.306 escolas estaduais e escolas municipais conveniadas. Há mais de […]

Depois de um recesso de um mês, o Programa Escola da Família volta a oferecer atividades para a comunidade em 5.306 escolas estaduais e escolas municipais conveniadas. Há mais de dois anos, o programa vem proporcionando que as comunidades no entorno das escolas tenham um espaço a mais para atividades de cultura, esporte, saúde e qualificação.

Esse trabalho alcançou a marca de 200 milhões de participações em dezembro de 2005. O entrosamento entre comunidade e escola, despertou em muitos um sentimento de pertencimento e fez com que as escolas da rede fossem “adotadas” pelo público. O resultado foi a redução dos índices de violência em 40% e de 30,12% em pichações.

O programa é uma realização da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Unesco, o Instituto Ayrton Senna, o Instituto Faça Parte – Brasil Voluntário e mais 342 instituições de ensino superior conveniadas. Para realizar as atividades, o Programa conta com educadores profissionais, educadores universitários (bolsistas), diretores e vice-diretores de escola, coordenadores de área e voluntários.

BOLSA UNIVERSIDADE

Cerca de 30 mil jovens universitários paulistas já dedicam seus finais de semana ao Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados pelo maior programa de concessão de bolsas de estudo do país, realizado em parceria com instituições particulares de Ensino Superior. Em janeiro, o Governo ampliou o número de beneficiados, autorizando a criação de mais 5 mil bolsas.

As parcerias garantem aos universitários 100% de gratuidade no custeio de seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 267,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade. O sistema reduz drasticamente a inadimplência. Os universitários ganham a bolsa, regressam à origem – a escola pública – e contribuem com seu empenho e dedicação para a comunidade local. Quando se formarem, já terão no currículo uma preciosa experiência profissional.

REDE MUNICIPAL

O programa Escola da Família também foi estendido às escolas da rede municipal. Em agosto de 2005, o governador Geraldo Alckmin liberou R$ 48 milhões destinados ao custeio de 15 mil bolsas de estudos em cursos superiores a alunos universitários que atuarão como educadores nas escolas abertas nos fins de semana. Aderiram ao programa 134 municípios e, destes, 50 começaram a abrir as escolas da rede nos finais de semana. As prefeituras interessadas em participar do Escola da Família devem fazer um cadastro no site do programa.

4ª UNIVERSIDADE PAULISTA

O volume de estudantes beneficiados pode ser comparado ao número de alunos de uma universidade pública, o que já tornou o programa conhecido como a 4ª universidade pública paulista. Enquanto a Unicamp tem 16.313 alunos matriculados na graduação e a Unesp aproximadamente 30 mil universitários, o Governo estadual possibilita agora que aproximadamente 50 mil jovens freqüentem gratuitamente uma universidade particular. Com a ampliação do programa para a rede municipal, a intenção é que o Bolsa Universidade ultrapasse número de alunos matriculados na USP, que atualmente é de cerca de 44 mil jovens.

SPA URBANO

O projeto SPA Urbano, que funciona em 56 escolas estaduais pertencentes as 13 Diretorias de Ensino da Capital desde o ano passado, surgiu com o objetivo de inserir na comunidade a idéia da importância do desenvolvimento de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas regulares, reeducação alimentar, cuidados com a saúde e beleza e práticas de esporte.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Associação de Medicina Tradicional Chinesa, e será executado pelo Instituto da Família, VitaDerm, Sesc, Sesi e faculdades.

Por intermédio dos educadores universitários, os freqüentadores do Escola da Família podem participar gratuitamente de atividades como avaliação física e médica, ginástica, jogos, Lien Ch´I, alongamentos, caminhadas, meditação, reeducação alimentar, dinâmicas de grupo e cuidados com a beleza.

VISITAS

A retomada do programa também foi prestigiada pelo secretário adjunto, Paulo Alexandre Barbosa, que visitou várias escolas da Baixada Santista e da Grande São Paulo durante o final de semana. No sábado, Barbosa esteve nas escolas estaduais Prof. Fernando de Azevedo e Zulmira Campos, em Santos, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco e Prof. Zenon Cleantes de Moura, em Cubatão. No domingo, o secretário adjunto visitou a escola estadual Prof. Walter Ribas de Andrade, em Cajamar, e Pietro Petri, em Mairiporã. Nesta última cidade, a escola municipal João Puga Dias também fez parte do roteiro da visita, representando as redes municipais que aderiram ao programa.

“O sucesso do Escola da Família está em oferecer atividades para que a comunidade esteja presente e se aproprie deste espaço. O sucesso do envolvimento da comunidade é uma conquista dos educadores profissionais”, enfatizou o secretário adjunto.