terça-feira, 09/05/2006

Escola da Família leva crianças de escola estadual de Santos para o templo das flores e animais da Cidade

Grupo de vinte crianças conheceu de perto as plantas e animais do Orquidário Municipal Na Baixada Santista, final de semana de sol serve para acordar mais tarde e aproveitar a […]

Na Baixada Santista, final de semana de sol serve para acordar mais tarde e aproveitar a praia, certo? Não para um grupo de crianças do bairro Aparecida, em Santos. No caso deles o último domingo foi de contato direto com a natureza. A paisagem formada por mar e areia, comum em cidades litorâneas, foi substituída por plantas e animais.

Educadores, universitários e voluntários do Programa Escola da Família levaram um grupo de cerca de 20 crianças, todas participantes das atividades de fim de semana da Escola Estadual Dos Andradas, para o Orquidário Municipal de Santos. Nicole Cavalcanti dos Santos, de 9 anos, aprovou o passeio. “Nunca tinha vindo aqui. Nem sabia que em Santos tinha um lugar destes, porque meus pais só me levam à praia. Gostei bastante. É tudo muito bonito e sossegado”, comentou.

De tudo o que as crianças viram, dois animais chamaram mais atenção. “O pavão ficou se exibindo para mim. É muito lindo. Já as cobras parecem ser bravas, dão até medo”, afirmou Thamara Hermel Borges dos Santos, de 8 anos.

Lazer ao alcance de todos

Ver a satisfação e alegria no olhar de cada criança emocionou Ana Rosa Cassemiro dos Santos, voluntária do Programa. Segundo ela, não há nada mais gratificante do que acordar domingo pela manhã para trabalhar com as crianças. “Muitas vezes elas não têm lazer e cultura no lugar onde moram. Nesses passeios, vejo os olhinhos de cada um brilhando”, lembrou Ana Rosa.

No entanto, além da satisfação por proporcionar algo novo às crianças, o universitário André Mota vê na interação delas com a natureza e outras crianças, mais um ganho. “O trabalho nas escolas é bom, importante e fundamental. Mas passeios como esse só têm a acrescentar”.

A opinião de André é a mesma da coordenadora de área da Zona Leste do Programa Escola da Família, Luana De Maria. “Passeios como esse são fundamentais para a formação das crianças. Quando fazem isso, é como se elas trocassem a televisão e o vídeo-game pela natureza. Já levamos esse mesmo grupo para o Aquário Municipal e pretendemos seguir com essas atividades”, informou.