• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/04/2012
Imprensa

Escola da Família leva pais e alunos ao Museu do Futebol

A ação promovida em parceria com o museu acontecerá em 90 escolas da Grande São Paulo Neste fim de semana, visitarão o espaço membros das escolas Américo Brasiliense, de Santo […]

A ação promovida em parceria com o museu acontecerá em 90 escolas da Grande São Paulo

Neste fim de semana, visitarão o espaço membros das escolas Américo Brasiliense, de Santo André; e Professor Fernando Milano, em Taboão da Serra

 O programa Escola da Família, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, vai levar as comunidades escolares de diversas unidades estaduais da Grande São Paulo para visitar o Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu. A ação tem o propósito de ampliar os horizontes culturais dos participantes e deverá contemplar seis escolas de cada uma das 15 diretorias regionais de ensino da Grande São Paulo. Cada visita terá, em média, 40 participantes. A expectativa é que cerca de 3.600 pessoas participem das visitas.

Neste fim de semana, terão a oportunidade de conhecer o museu membros das escolas estaduais Américo Brasiliense, de Santo André, que visitarão o espaço no sábado (28/04); e Professor Fernando Milano, em Taboão da Serra, que irão ao local no domingo (29/04).

“Muitas vezes as pessoas têm o interesse de visitar o local, mas não dispõem de recursos financeiros. Nossa intenção é levar às comunidades escolares carentes a oportunidade de ampliar o conhecimento por meio de atividades culturais” explica Edimicio Flaudisio Silva, membro da equipe do programa Escola da Família e um dos responsáveis pela ação.

Durante a visita, os participantes terão, além do acompanhamento do monitor do museu, o auxílio de dois educadores universitários do Escola da Família que estiveram no local durante o mês de março para uma capacitação.

“Todos nós aproveitamos muito a ação. A comunidade voltou animada comentando sobre as atrações que foram vistas. Até mesmo no meu caso, que não tinha muita afinidade com o assunto, serviu para ampliar meu conhecimento sobre futebol”, relata Rodrigo Augusto Gonçalves, educador universitário do programa na Escola Estadual Doutor Aureliano Leite, de Osasco, que conheceu o museu no último domingo (22/04).

Sobre o programa Escola da Família

Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.