• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 22/06/2004
Últimas Notícias

Escola da Família realiza Casamento Comunitário no ABC paulista

Visivelmente emocionados, 925 casais de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, participaram da cerimônia de Casamento Comunitário, organizado pelo programa Escola da Família. O governador Geraldo Alckmin e a […]

Visivelmente emocionados, 925 casais de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, participaram da cerimônia de Casamento Comunitário, organizado pelo programa Escola da Família. O governador Geraldo Alckmin e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin; o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita e a secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães, apadrinharam alguns dos casais. Também estiveram presentes no Ginásio Poliesportivo da cidade o secretário-adjunto da Secretaria da Educação, Paulo Barbosa, a coordenadora do programa Escola da Família, Cristina Cordeiro, a coordenadora da Cogsp – Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo, Arlete Scotto, o dirigente de ensino de São Bernardo, Antonio Rolim, demais autoridades e educadores da região.

As inscrições dos casais ocorreram nas 72 escolas estaduais do município, como uma das atividades do programa Escola da Família. O dirigente da região, Antonio Rolim, destacou a importância da iniciativa; “Um dos objetivos do programa é atender as necessidades da comunidade. Detectamos que um dos anseios da população era a oportunidade de legalizar a união de muitos casais, que estão juntos há anos”. Um destes exemplos é o casal (foto ao lado) Josefa Luzia da Silva de Lima, 41 anos, e Artur França de Lima, 77, que concretizaram o seu sonho após duas décadas de união. “Nunca pensei que um dia realizaria o desejo de tantos anos”, comemora Josefa.

Também felizes com o casamento, o casal Janaína Silva de Oliveira Adriano, 16 anos, e Willian Adriano, 21, souberam do casamento comunitário na EE José Jorge do Amaral, onde Janaína estuda. “Logo que soubemos, fizemos a inscrição na própria escola”, conta a noiva, destacando que há dois anos planejavam se casar, mas que somente agora tiveram a oportunidade de legalizar a união.

Para a coordenadora do Escola da Família, Cristina Cordeiro, a realização de casamentos comunitários é um exemplo do que a escola pode fazer pela comunidade. “São ações como esta que demonstram que a escola é um espaço de todos e de cidadania”.

“A idéia principal do Programa é envolver a família e, iniciativas como a do Casamento Comunitário, são essenciais para a realização do sonho de tantos casais e, conseqüentemente, do fortalecimento da família”, afirma o secretário-adjunto, Paulo Barbosa, destacando que há expectativa de se ampliar este tipo de evento para outras regiões do Estado.

O secretário da educação, Gabriel Chalita, ressaltou que, assim como o conceito do amor e afeto devem estar presentes no casamento, também deve estar no dia-a-dia da escola. “O amor e a família são fundamentais para a construção de um mundo melhor”, afirmou o secretário, destacando a importância da participação dos pais na educação dos filhos. “Quando a família vai bem, a educação também vai bem”.

O governador Geraldo Alckmin também enfatizou a importância da escola neste tipo de iniciativa. “Ações como esta, que envolvem toda a comunidade, têm um importante papel educativo e de cidadania”.

 Ana Lucia Venerando