quinta-feira, 24/02/2011

Escola da Família registrou 52,6 milhões de participações em 2010

O programa abrange 2,6 mil escolas estaduais e municipais em todo o Estado, que são abertas aos finais de semana para promoção de cursos e oficinas voltados à comunidade Atividades […]

Atividades direcionadas ao esporte foram as mais procuradas, com 28 milhões de participações

Também foram realizados cursos e eventos nas áreas da saúde, cultura e trabalho

O Programa Escola da Família da Secretaria de Estado da Educação registrou um total de 52,6 milhões de participações nas atividades realizadas em 2010. Participam do projeto 2,6 mil escolas estaduais e municipais em todo o Estado. As unidades são abertas aos finais de semana para promoção de cursos, oficinas, palestras e campanhas voltados à comunidade, que contemplam quatro eixos: saúde, cultura, esporte e trabalho. As atividades direcionadas ao esporte foram as mais procuradas, com 28 milhões de participações, seguidas pelo eixo cultura (24 milhões), saúde (5 milhões) e trabalho (3 milhões). No total, foram ofertados 1.389 cursos e oficinas, sendo 520 direcionados à cultura, 263 ao esporte, 230 à saúde e 376 ao trabalho.

A proposta do Escola da Família é aproximar a comunidade das escolas, oferecendo à população atividades que proporcionem lazer, promoção da saúde, capacitação profissional e geração de renda. No eixo trabalho, por exemplo, são promovidas oficinas que visam à preparação para o mercado de trabalho, como cursos de idiomas, informática, auxiliar administrativo, e contabilidade, além de atividades que possam servir como fonte de renda para as famílias locais.

Foi o caso da Escola Estadual Maria Santana de Almeida, localizada no município de Sete Barras, no Vale do Ribeira, que em 2010 promoveu uma oficina para ensinar a técnica do trançado da fibra de bananeira. Matéria-prima farta na região, a fibra pode ser utilizada para confecção de tapetes, luminárias e outros utensílios. “Fui à oficina por curiosidade e achei bem interessante. Aprendi a utilizar o que antes jogava fora. É uma forma de aproveitar melhor o plantio e ajuda a aumentar a renda”, disse Eliseu de Morais Muniz, que é morador do município e cultiva a fruta para comercializar na região.

Já no eixo saúde, há oficinas de nutrição, cuidados com os alimentos, ioga, ginástica para a terceira idade e primeiros socorros. No esporte, as atividades contemplam jogos coletivos (futebol, basquete, voleibol e handebol), jogos de tabuleiro (xadrez e dama) e artes marciais (karatê, kung-fu e boxe). Na área da cultura são oferecidos cursos de desenho, pintura, dança, música, cinema e teatro, dentre outros.

Sobre o Programa Escola da Família

Desde 2003, o Programa Escola da Família aproxima sociedade e escola com um trabalho de sociabilização, que diverte e educa estudantes e moradores do entorno das escolas de todas as idades. Por meio do Programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos para realização de atividades esportivas, culturais, de saúde e de trabalho (os quatro pilares do programa) com a comunidade local

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários em prol da inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.