• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 20/04/2004
Últimas Notícias

Escola da Família renova jornal da EE Fernando Nobre

Na EE Fernando Nobre os freqüentadores do programa Escola da Família têm a oportunidade de aprender como funciona um jornal de verdade. O jornal mural, que era desenvolvido de maneira […]

Na EE Fernando Nobre os freqüentadores do programa Escola da Família têm a oportunidade de aprender como funciona um jornal de verdade. O jornal mural, que era desenvolvido de maneira informal, agora recebe tratamento qualificado dos próprios alunos.

Os primeiros números, produzidos artesanalmente, foram afixados no mural da escola. A ajuda de Alex Pancini de Jesus, universitário do programa Escola da Família, foi o apoio que chegou em hora certa para incrementar o projeto.

Alex e dois jornalistas voluntários desenvolveram um curso de 27 horas (distribuídas em nove aulas), no qual são ensinados mecanismos de produção e análise das notícias. “Fiquei com medo de assustar os alunos por causa da carga horária: são três horas por dia! Mas eles gostaram tanto que indicaram o projeto a vários colegas”, comemora Alex.

O curso também busca complementar o conhecimento recebido na escola, e estimular a pesquisa, etapa importante da preparação de uma reportagem. O caminho inverso também acontece agora: os alunos tornaram-se mais participativos nas aulas e adquiriram mais vontade de aprender.

Cada turma do curso é composta por quatro integrantes: redator, editor, revisor e diagramador. O número reduzido visa permitir que durante os trabalhos os alunos possam se alternar nos diversos papéis, resultando numa equipe mais dinâmica.

Alexandre fez o pré-projeto da parte gráfica (conhecido como “boneco”), e depois ensinou o uso do programa Corel Draw para que os alunos tivessem autonomia para modificá-lo. Os jovens escrevem a respeito de temas ligados ao seu cotidiano e ao Escola da Família: educação, saúde, variedades (segurança, ecologia, etc) e cultura.

Os benefícios atingidos pelo jornal são enumerados por Alexandre: “Os alunos amadureceram muito. Agora, assistem à televisão com um olhar crítico. Já notam as diferenças entre, por exemplo, um jornal que procura ser objetivo e outro mais sensacionalista”.

Parcerias

A seriedade do trabalho desenvolvido por Alex e toda a equipe do programa já rendeu importantes parcerias. O Site Guia de Cotia mantém uma página sobre o Escola da Família na EE Fernando Nobre (http://www.guiadecotia.com.br/escoladafamilia/), na qual é informado como funciona o programa, como se tornar voluntário, e quais as outras empresas parceiras (Siamar – Distribuidora de Filmes, Gomes e Machado, e Magic Paper Bazar e Papelaria) da escola. Porém, a principal meta para a página é, que em breve, o espaço seja usado para abrigar a versão eletrônica.

Quanto às páginas de papel, os alunos e a equipe do Programa Escola da Família estão em busca de uma parceria que assegure uma impressão equivalente ao trabalho realizado.

Aline Viana