segunda-feira, 19/09/2005

Escola da Juventude está com matrículas abertas

Programa é uma alternativa de Educação de Jovens e Adultos aos sábados e domingos Jovens e adultos acima de 18 anos, interessados em participar do Programa Escola da Juventude, da […]

Jovens e adultos acima de 18 anos, interessados em participar do Programa Escola da Juventude, da Secretaria Estadual da Educação, que oferece Ensino Médio com aulas somente aos sábados ou domingos, devem comparecer até o próximo dia 10 de outubro em qualquer escola da rede estadual que ofereça o curso – consulte listagem completa com endereço no site www.escoladajuventude.sp.gov.br Para efetivar a matrícula o interessado deve apresentar RG, certidão de nascimento ou certificado de reservista, comprovante de residência e o histórico escolar do Ensino Fundamental.

O Programa teve início em março deste ano com o módulo 1 obrigatório (Linguagens e Códigos) e o optativo, módulo 2 (Ciências Humanas). Neste semestre, será dado prosseguimento aos módulos 3 e 4. Os novos alunos cursarão os módulos em andamento e poderão dar continuidade aos módulos 1 e 2 no próximo ano.

As aulas gratuitas acontecem aos sábados e domingos, durante o Programa Escola da Família. Outra novidade do Escola da Juventude diz respeito às aulas que possuem uma dinâmica diferenciada dos cursos tradicionais de Educação de Jovens e Adultos e utilizarão as novas tecnologias da informação para acelerar o processo de aprendizagem. Laboratórios de Informática, salas de vídeos e um portal na Internet serão alguns dos ambientes utilizados nas aulas.

Cada aluno receberá um conjunto de 10 livros durante os três semestres com todo o conteúdo do Ensino Médio. Assim, ele poderá estudar em casa desenvolvendo algumas atividades. Já na escola ao final de semana ele terá orientações presenciais (durante 4 horas) divididas em módulos e capacitação em Inclusão Digital (em média 1h30min) nas salas ambientes de Informática.

A avaliação será contínua, com provas bimestrais e, ao final do semestre, exame para a conclusão do módulo. A certificação será dada após a aprovação em todos os módulos, que devem durar 18 meses.