sexta-feira, 11/02/2005

Escola da Juventude recebe matrículas neste final de semana

Além de participar das atividades desenvolvidas nas escolas, é o momento de dar um passo à frente nos estudos Neste final de semana, 300 escolas estaduais integrantes do Escola da Família […]

Neste final de semana, 300 escolas estaduais integrantes do Escola da Família estarão recebendo matrículas para as 30 mil vagas do Programa Escola da Juventude, que oferece o Ensino Médio gratuito com aulas aos sábados e domingos para jovens e adultos na faixa etária dos 18 aos 29 anos, preferencialmente.

Para a matrícula é necessário apresentar a cédula de identidade, certificado de reservista ou certidão de nascimento, e ainda, o histórico escolar do Ensino Fundamental. O prazo termina no dia 28 de fevereiro, e o início das aulas está previsto para 5 de março.

O material didático composto por apostilas, CD-Roms e vídeos é gratuito. Cada aluno receberá um conjunto de 10 livros durante os três semestres com todo o conteúdo do Ensino Médio. Assim, ele poderá estudar em casa quando tiver tempo desenvolvendo algumas atividades.

Já na escola ao final de semana ele terá orientações presenciais (durante 4 horas) divididas em módulos e capacitação em Inclusão Digital (em média 1h30min) nas salas ambientes de Informática.

Com uma dinâmica diferenciada dos cursos tradicionais de Educação de Jovens e Adultos, o Escola da Juventude utilizará as novas tecnologias da Informação para acelerar o processo de aprendizagem e permitir ao aluno término do Ensino Médio em 18 meses.

Neste primeiro semestre, o módulo 1 obrigatório é Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Educação Artística e Língua Inglesa) e o optativo, o módulo 2, é Ciências Humanas (História e Geografia).

A flexibilidade do curso auxiliará os alunos de acordo com a sua disponibilidade de tempo, uma vez que o módulo obrigatório poderá ser cursado aos sábados à tarde ou domingos pela manhã.

Realizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, o Escola da Juventude ainda irá oferecer, por meio do Projeto Ação Jovem, da Secretaria Estadual de Assistência Social, aos alunos de até 24 anos que preencherem os requisitos exigidos uma bolsa mensal de R$ 60,00.

Informações sobre o endereço das 300 escolas que participam do Programa podem ser obtidas por meio do site www.escoladajuventude.sp.gov.br ou da Central de Atendimento da Secretaria, no telefone 0800-7700012, durante a semana.

Wania Torres