terça-feira, 01/02/2005
Últimas Notícias

Escola da Juventude recebe matrículas para 30 mil vagas

Os interessados devem se dirigir a uma das 300 escolasestaduais participantes do Programa até o dia 28 de fevereiro Estão abertas as matrículas para as 30 mil vagas do curso de Ensino Médio do Programa Escola da Juventude , uma realização da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Lançado oficialmente no último domingo, o […]

Os interessados devem se dirigir a uma das 300 escolasestaduais participantes do Programa até o dia 28 de fevereiro

Estão abertas as matrículas para as 30 mil vagas do curso de Ensino Médio do Programa Escola da Juventude , uma realização da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Lançado oficialmente no último domingo, o programa destina-se a jovens e adultos entre 18 e 29 anos.

Para participar é necessário ter concluído o Ensino Fundamental, estar preferencialmente na faixa etária solicitada, e efetuar matrícula diretamente nas escolas participantes de 2 a 28 de fevereiro , inclusive aos finais de semana. Excepcionalmente, neste fim de semana em função do feriado de Carnaval, as escolas não desenvolverão atividades. Para a matrícula basta apresentar o RG, certificado de reservista ou certidão de nascimento e o histórico escolar do Ensino Fundamental. O início das aulas está previsto para 5 de março.

Com material didático totalmente gratuito, o Escola da Juventude ainda irá oferecer, por meio do Projeto Ação Jovem da Secretaria Estadual de Assistência Social, aos alunos de até 24 anos que preencherem os requisitos exigidos uma bolsa mensal de R$ 60,00.

Além de oferecer aulas aos sábados e domingos, uma vez que funcionará dentro do Programa Escola da Família, outra novidade do Escola da Juventude diz respeito às aulas que possuem uma dinâmica diferenciada dos cursos tradicionais de Educação de Jovens e Adultos e utilizarão as novas tecnologias da informação para acelerar o processo de aprendizagem. Laboratórios de Informática, salas de vídeos e um portal na internet serão alguns dos ambientes utilizados nas aulas.

Inicialmente, o programa atenderá 300 escolas estaduais da capital e alguns municípios da Grande São Paulo e do interior do Estado (vide lista em anexo) , num total de 30 mil vagas, sendo 100 por unidade.

O curso

O curso de Ensino Médio da Escola da Juventude está dividido em três tipos de atividades: curriculares presenciais – organizadas em quatro módulos, sendo um optativo no sábado pela manhã e um obrigatório à tarde, se invertendo no domingo, com 4 horas-aula por período; de Inclusão Digital com uma média de 1h30min por final de semana; e individuais durante a semana, sugeridas em classe e constantes dos materiais impressos, como por exemplo, o desenvolvimento de estudos domiciliares.

Como o curso se desenvolverá em módulos, o aluno terá flexibilidade para frequentá-lo segundo sua disponibilidade de tempo. O módulo obrigatório neste primeiro semestre será o de Códigos e Linguagens.

A avaliação será contínua, havendo provas bimestrais e, ao final do semestre, exame para a conclusão do módulo. A certificação será dada após a aprovação em todos os módulos, que devem durar 18 meses.

Na sala de aula o aluno contará com um orientador de estudos e na sala ambiente de Informática com um monitor para auxiliá-lo a tirar suas dúvidas. As atividades presenciais estão divididas nos seguintes módulos: Módulo 1 – Códigos e Linguagens (Língua Portuguesa e Literatura, Educação Artística e Língua Inglesa); Módulo 2 – Ciências Humanas (História e Geografia); Módulo 3 – Ciências da Natureza I (Física e Matemática); Módulo 4 – Ciências da Natureza II (Química e Biologia).

Outras informações podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento da Secretaria ( 0800-7700012).