• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 26/11/2014
Boas Práticas

Escola da rede conquista o terceiro lugar no Prêmio Escola Voluntária

Proposta foi transformar alunos em agentes ambientais para a limpeza do Rio Juqueriquerê

Na noite desta terça-feira (25), foi realizada a cerimônia da 14º edição do Prêmio Escola Voluntária, que visa incentivar e reconhecer instituições de ensino responsáveis por projetos sociais. Entre os vencedores está a escola estadual Avelino Ferreira, do município de Caraguatatuba, com o projeto “Juqueriquerê… o rio pede socorro!”. A proposta, que conquistou o terceiro lugar, tinha como objetivo envolver os alunos na limpeza do rio que dá nome à ação, no litoral paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Apenas este ano, os estudantes e a comunidade retiraram 360 quilos de lixo do rio. “Motivar os alunos para que contribuam com a melhora do meio ambiente foi além da sala de aula. Ensinamos sobre a consciência da preservação de forma interdisciplinar. O projeto estimulou o trabalho de voluntariado dentro da escola e os próprios estudantes fizeram questão de resgatar o rio que fica ao redor de suas casas. Eles tornaram-se multiplicadores do compromisso ambiental”, aponta a diretora da escola, Silvia Regina Sgarbi.

Esta foi a 14ª edição do Prêmio Escola Voluntária, realizado em parceria pela Rádio Bandeirantes e pela Fundação Social. O primeiro lugar ficou com uma escola de Minas Gerais e o segundo foi conquistado por uma unidade de ensino do Pará.

O projeto da escola estadual Professora Maria Conceição Aparecida Basso, que incentiva a leitura fazendo com que as crianças de Fernandópolis contem histórias para os idosos, também figurou entre os finalistas.