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terça-feira, 05/11/2013
Professores e Funcionários

Trabalho em equipe transforma ambiente escolar de unidade do interior

Com a ação, os alunos da Diretoria de Registro melhoraram comportamento e desempenho

Melhora no desempenho, queda da evasão e apropriação do ambiente escolar. Essas são apenas algumas das mudanças conquistadas na E.E. Professor Estephano Orlando Paulovski, localizada na pequena cidade de Pariquera-Açu, que faz parte da diretoria de ensino de Registro.

Desde 2010, com a implantação do projeto “Transformando o Ambiente Escolar”, os alunos da unidade passaram a frequentar mais a Sala de Leitura, participar efetivamente do Grêmio Escolar e respeitar mais funcionários e professores.

“Quando todos estão envolvidos e focados os resultados aparecem. Com trabalho em equipe é possível ir além”, afirma a diretora da escola, Márcia Regina Suguinoshita Hasegawa.

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A educadora revela que as primeiras ações do projeto envolveram a renovação do regimento escolar baseado no manual do Sistema de Proteção Escolar. Na sequência, outras iniciativas ajudaram na conquista do bom resultado, como o fortalecimento do Grêmio Escolar, a arborização do ambiente, criação da Praça de Leitura e do Cantinho da Leitura, salas pintadas com cores claras e espaços decorados com plantas.

O projeto, em prol das mudanças físicas da unidade e do comportamento dos alunos, surgiu depois que os funcionários da escola assistiram a uma videoconferência com a autora Terezinha Rios. Na ocasião, a especialista destacou que para uma escola ser boa ela precisa ser bonita também. Os educadores aceitaram o desafio.

“Nossa professora mediadora, por exemplo, ajudou a conscientizar os alunos sobre a importância da presença. Sempre que o aluno falta ela entra em contato com a família, vai até a casa do aluno, convoca os pais. Além disso, a cada 15 dias se reúne com estudantes do Grêmio e estimula novas ações. Cada bimestre temos um tema diferente, como drogas, bullying, violência e conflito”, explica a diretora.

O próximo passo é fortalecer parcerias com Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social, Ministério Público e Centro de Saúde. Tudo com o objetivo de criar uma rede que atenda com qualidade os alunos da escola.