• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 24/02/2016
Pais e Alunos

Escola da rede faz projetos lúdicos no período noturno

Alunos participam de aulas de pintura, gastronomia, coral, entre outras atividades

Todas as sextas-feiras na E.E, Ítalo Betarello, localizada na capital paulista, os alunos do noturno participam de diversas atividades que acontecem fora da sala de aula. Isso mesmo, eles trocam a lousa por aulas de gastronomia, canto, pintura em tela e sessões de cinema.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O objetivo das atividades é estimular a frequência às sextas-feiras à noite. A escola desenvolveu dez projetos práticos, vinculados às disciplinas. Em Matemática, por exemplo, os alunos estão construindo a maquete da escola. Em Química, os jovens colocam a mão na massa e aprendem a produzir sabonete líquido. Na aula de gastronomia os jovens aprendem desde a história da receita, sobre alimento, até a finalização do prato. Tem também as sessões com filmes. 

E não param por aí, os estudantes soltam a imaginação com tintas e pinceis sobre as telas nas aulas de arte. E para quem quer treinar outro idioma, tem as aulas de canto com o coral em inglês, esse é um dos grupos mais procurados. 

“A frequência dos alunos do noturno, antes do projeto, era quase zero e agora eles têm vontade de vir para a escola. Vamos acrescentar mais atividades para este ano como artesanato e curso para o vestibular. Acreditamos que vamos atingir nossos objetos que é não ter mais faltas em nossa unidade”, finaliza o coordenador Felipe Zuculin da Fonseca. 

As atividades fazem parte campanha da Educação “Quem Falta Faz Falta”.

Diminuição histórica em SP

A campanha “Quem Falta Faz Falta” foi criada com base em experiências bem sucedidas desenvolvidas pelas escolas estaduais, que já resultaram em uma diminuição histórica de 81% das taxas de abandono na rede de São Paulo. Na década de 80, o índice era de 26,5% e atualmente está em 5% no Ensino Médio paulista, uma das taxas mais baixas do País, apesar do tamanho e complexidade da rede estadual.  

Confira a escola que obteve sucesso com ações realizadas para o combate ao abandono escolar. A E.E. Professora Aracy Leme da Veiga, localizada no bairro Jardim Novo Carrão, conseguiu reverter em 100% o número de faltas de seus alunos.