quinta-feira, 21/11/2019
Boas Práticas

Escola da rede promove tour histórico em Salto e Itu

Visita levou alunos até atrações turísticas e históricas de Salto e Itu

Conhecer a história do estado de São Paulo e das pessoas que ajudaram a desbravar e construir uma das economias mais fortes da América Latina é fundamental para entender como funciona o país. Foi com esse propósito em mente que professores  da Escola Estadual Armando Gaban, em Osasco, promoveram no dia 16 de novembro um tour histórico pelas cidades de Salto e Itu.

A visita monitorada pelo professor de história José Rodrigues teve como foco os pontos turísticos e históricos das duas cidades. Em Salto, a turma de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental visitou a Igreja Matriz, o Memorial do Rio Tietê, a Ponte Pênsil, o Parque Natural Ilha da Usina, o Mirante da Ponte Estaiada e o Monumento á Padroeira – Nossa Senhora do Monte Serrat.

“A região da cidade de Salto foi uma das mais importantes no processo de penetração do território paulista. Por conta do Rio Tietê e com a descoberta de ouro em Cuiabá, no início do século XVIII, a região ituana funcionou como trampolim para aquelas regiões interiores da colônia. Passamos isso aos estudantes dentro do fechamento de ciclo da história do Brasil”, pontua o professor Rodrigues.

A visita aconteceu com a parceria da cidade de Osasco. Monitores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salto acompanharam os alunos e contaram histórias, impressões e curiosidades sobre a região.

“Foi muito bom passar esse sábado com os colegas e aprender um pouco sobre o estado. Na aula nem sempre conseguimos entender a importância que as cidades pelas quais passamos no fim do ano, ou que viajamos”, explica Milene Silva, jovem do 9º ano do Ensino Fundamental.  O dia foi encerrado em Itu, com a compra dos famosos souvenirs da cidade.